WASHINGTON, 23 SET (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (23) a proibição de importações de charuto e rum de Cuba.

A medida foi divulgada pelo mandatário em uma cerimônia na Casa Branca com veteranos da invasão da Baía dos Porcos, fracassada tentativa da Agência Central de Inteligência (CIA) de derrubar o governo de Fidel Castro.

“Hoje, como parte de nossa contínua luta contra a opressão comunista, anuncio que o Departamento do Tesouro proibirá aos viajantes americanos que se hospedem em propriedades do governo cubano”, disse Trump.

“Além disso, restringiremos ainda mais a importação de produtos alcoólicos e tabaco cubanos”, acrescentou o presidente. As medidas têm forte sabor de campanha e miram o eleitorado hispânico na Flórida, um dos estados-chave para definir o vencedor da disputa entre Trump e o democrata Joe Biden.

Desde que assumiu o poder, no início de 2017, o republicano vem desmontando o legado de reaproximação com Cuba deixado por Barack Obama, que chegou a visitar Havana durante sua gestão.

(ANSA).