Uma nova rodada de conversações visando a paz na Síria ocorrerá em julho, em Genebra, informou nesta quarta-feira o enviado especial das Nações Unidas, após várias tentativas fracassadas de deter o banho de sangue no território sírio.
Staffan de Mistura disse aos jornalistas, à margem de uma conferência na Noruega, que uma nova rodada de negociações para acabar com seis anos de guerra civil na Síria poderá começar após o final do mês sagrado do Ramadã.
As conversações de paz – com a intermediação da ONU – entre representantes do governo sírio e rebeldes não têm produzido resultados.
Mas outro processo de paz, com a participação de Rússia e Irã, aliados do governo sírio, e Turquia, que apoia os rebeldes, acertou em maio, em Astana, a criação de zonas seguras – por toda a Síria – nas quais os voos não são permitidos, e a entrega de ajuda humanitária à população.
Estas áreas – onde não podem ocorrer ataques aéreos – têm registrado uma clara redução dos combates.
De Mistura considera que estas negociações não produziram progressos “significativos” para acabar com um conflito que desde 2011 já provocou a morte de mais de 320 mil pessoas.