Com uma voz calma, pausada, além de um look sempre impecável, Dra Miriane Ferreira já é fichinha carimbada nas timelines de seus mais de 800 mil seguidores no Instagram. Aparece sempre em primeira pessoa, com uma maquiagem leve e um ar professoral, e responde incontáveis perguntas de seus seguidores, diariamente.

Dra Miriane é advogada e viralizou em 2022 nas redes sociais por tirar dúvidas de seus seguidores sobre pensão alimentícia, herança, separações e tudo que envolve o direito da família. Mas, foi sua língua afiada e sua franqueza diante de perguntas absurdas que a fez ficar muito conhecida na internet. Recentemente, ela estreou seu próprio quadro no programa ‘Faustão na Band’ chamado ‘Direto com a Doutora’.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Miriane Ferreira (@dra.mirianeferreira)

Formada em Direito, com pós-graduação em Direito da Família e Sucessões, Psicanálise e atualmente cursando um mestrado em Direito e Tecnologia, Miriane não imaginava que iria parar nessa área. “Nunca tive a intenção de ser advogada e, desde sempre, quis ser juíza. Foi no núcleo de prática jurídica, que acontece no último ano da faculdade, que comecei a ter bastante contato com clientes de divórcio e pensão, porque é isso que mais aparece lá, pessoas carentes que vão nas universidades para conseguir um auxílio jurídico gratuito”, começa. “E eu sempre via as mulheres tendo seus direitos deixados de lado aceitando tudo que os ex-companheiros queriam”, conta.

Essa área específica do Direito também tocou Dra Miriane por uma questão pessoal. “Sou filha de mãe solo que criou quatro filhos sozinha e de um pai que abandonou. Então, cada vez que vinha uma cliente, me solidarizava tanto com as histórias dos filhos quanto das mães que estava criando filhos sozinhas, até porque eu tenho um filho que criei praticamente sozinha”, explica. “Tudo que passava e que passa na vida das minhas clientes eu acabava tendo uma empatia muito grande, porque acabei passando pela maioria das situações”, conta.

Carreira nas redes

Com a chegada da pandemia, Dra Miriane conta que estava grávida e em isolamento social, e resolveu dar uma inovada na profissão. Focada em se comunicar principalmente com mulheres, ela começou a responder caixas de perguntas de seguidores no seu Instagram. “Desde minha funcionária lá da minha casa até as minhas amigas com altíssimo poder aquisitivo, nenhuma delas sabia o básico do regime de bens, do que elas tinham direito ou não, e acabam aceitando tudo que os seus companheiros falavam”, aponta. “Resolvi fazer, mas sem nenhuma pretensão”, diz. ”Começou a dar muito certo e eu recebo muito carinho das minhas seguidoras falando que eu melhorei a vida delas em algum aspecto […], então eu fui cada vez mais acreditando nesse trabalho”, salienta.

A própria advogada toma conta sozinha de seu perfil no Instagram que atualmente tem 890 mil seguidores, mesmo com a grande demanda. “Recebo muitas, muitas mensagens nas caixinhas, e eu procuro responder variando os temas”, explica. Ao contar sobre casos absurdos de mulheres que não tiveram seus direitos respeitados, ela comenta qual mais a chocou. “Foi uma história de uma mulher que morava no Nordeste, teve um bebê e foi passar 15 dias na casa da irmã, para receber ajuda. Ao voltar para casa, o companheiro havia colocado outra mulher em seu lugar e jogado suas coisas em um quarto”, conta. “Mal sabia ela que isso é um crime de violência patrimonial e violência psicológica”, instrui.

Os princesos

Dra Miriane conta que sofre muito “hate” nas redes sociais, principalmente porque defende as mulheres e as orienta sobre seus direitos, o que gera revolta em muitos homens. “Se tem hater é porque minha mensagem está chegando, eu chamo esses haters de ‘princesos’. É aquele cara que gosta de ficar encostado na mulher, esses aí me odeiam porque na hora que eu falo que mulher não tem que ficar pagando nada pra homem mesmo, tem que, no máximo, construírem juntos e não ficar bancando homem, pois eles não dão valor, aí chove hater mesmo” diz. “Já tive cliente que falou que o marido tinha pegado o celular dela e bloqueado meu perfil no Instagram. A cliente achou que eu havia excluído minha conta, mas o companheiro havia me bloqueado”, exemplifica.

Além do novo quadro no programa do Faustão, ela irá lançar um curso específico para mulheres sobre direitos da família. “Para elas saberem seus direitos desde o comecinho de um namoro até uma separação […] Pretendo ajudar essa mulherada que precisa muito saber minimamente seus direitos”, conclui.