Ícone da música brasileira, Angela Ro Ro morreu nesta segunda-feira, 8, no Rio de Janeiro, aos 75 anos, após dois meses de internação no Hospital Silvestre, no Cosme Velho, zona sul da cidade. Ela teve hipotensão grave, sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser reanimada por 15 minutos, mas não resistiu.
Em uma internação anterior, a cantora passou 21 dias em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passou por uma intubação e traqueostomia. Também apresentava dificuldade de comunicação e coordenação motora.
+Morre Angela Ro Ro, aos 75 anos, no Rio de Janeiro
+Angela Ro Ro: cardiologista faz alerta sobre a parada cardíaca que vitimou a cantora
Angela Maria Diniz Gonçalves, nome de batismo da cantora, nasceu em 1949, no Rio de Janeiro, e começou a estudar piano clássico aos 5 anos. Ganhou o apelido “Ro Ro” ainda na adolescência por causa de sua voz grave e rouca.
A cantora se tornou um dos principais nomes da MPB (Música Popular Brasileira) ainda no final da década de 1970. Ela começou a carreira cantando em bares no Rio de Janeiro, se mudou para Londres em 1971 para trabalhar com serviços gerais, e retornou ao Brasil três anos depois.
Em 1979 lançou o álbum Angela Ro Ro com canções que se tornaram sucesso, como “Tola Foi Você” e “Amor, Meu Grande Amor”.
Com seu estilo irreverente e voz potente, a cantora conquistou público e crítica, e viveu parcerias marcantes com grandes nomes como Maria Bethânia e Cazuza. Ao longo da carreira, foram mais de dez discos lançados, deixando sua marca com composições autorais intensas.
A cantora se tornou uma das primeiras figuras públicas a assumir sua sexualidade no Brasil e se tornando porta-voz da luta contra a lesbofobia.Ainda no início da década de 1980, viveu um relacionamento com a cantora Zizi Possi. O término se deu de forma conturbada, em meio a acusações de agressão. O episódio, que depois foi inspiração para o álbum “Escândalo”, ganhou repercussão nacional e abalou a imagem da artista.
Dificuldade financeira
Nos últimos tempos, a Angela Ro Ro pedia ajuda financeira nas redes sociais, já com a saúde frágil e com dificuldades para conseguir novos contratos de trabalho. Ela chegou a comunicou que havia uma suspeita médica de câncer, mas a doença não foi confirmada.
“Fui diagnosticada com infecção no sangue e suspeita de câncer. Eu não iria brincar com um assunto sério pois eu amo a minha vida, eu amo a vida de todos. Qualquer valor será bem-vindo. Gratidão a todos pela boa vontade. Desejo a todos saúde, prosperidade, paz e amor”, publicou ela em seu perfil no Instagram,
Angela Ro Ro costumava desabafar com os seguidores e atualizar sobre seu estado de saúde e situação financeira, tarefas que foram realizadas pelo advogado Carlos Eduardo Campista de Lyrio, representante da artista, após a internação.