José Luiz Datena (PSDB) decidiu abrir sua campanha pela prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira, 16, a cerca de 180 quilômetros da cidade. O apresentador visita o Santuário Nacional de Aparecida, principal marco católico do país — religião que ele declara seguir –, em sua primeira agenda oficial como candidato.
+Campanha eleitoral começa oficialmente nesta sexta-feira; veja o calendário
A campanha tucana ainda aproveitou o início da permissão para fazer propaganda e lançou o jingle de Datena. “Datena, independência e coragem para livrar São Paulo do crime, para proteger nossa cidade”, diz o primeiro verso da canção, em que ele é chamado de “prefeitão”. Ouça abaixo:
Conhecido por apresentar programas policiais na televisão, onde faz duras críticas ao crime organizado, o tucano tem apostado na segurança pública e no discurso de “tolerância zero” à criminalidade como mote da campanha.
Em discursos e debates, Datena associou a gestão de transportes públicos da prefeitura, comandada pelo adversário Ricardo Nunes (MDB), ao PCC (Primeiro Comando da Capital), e chegou a afirmar que o prefeito corre risco de ser preso. As acusações têm relação com a Operação Fim de Linha, que investiga um esquema da facção para controlar empresas de ônibus que atuam na cidade por meio de contratos com a administração pública.