O apresentador José Luiz Datena e a Rede Bandeirantes terão que pagar uma indenização de R$ 109,3 mil por causa de uma matéria. As informações são do colunista Rogério Gentile, do Uol.

Na reportagem de 2012, o programa ‘Brasil Urgente’ relacionou uma padaria em São Paulo ao tráfico de drogas. A padaria teve o nome e o telefone divulgados, e não tinha responsabilidade pelo crime cometido por um dos seus funcionários..

Durante a entrevista, Datena perguntava ao repórter: “a maconha tava no dog, véio?”. “Nunca vi pão de queijo feito de maconha, vai ter mineiro doidão até o ano 3000”, disse o apresentador. “Quem vai desconfiar de uma ‘vanzinha’ de pão de queijo que tenha uma tonelada de maconha para distribuir”.

O empresário Tiago Braga da Silva afirmou que a notícia foi veiculada de forma distorcida e que a padaria perdeu clientes e 30% do faturamento.

A emissora e Datena alegaram que a reportagem deixou claro que o empresário não era responsável pelo crime e que apenas relatou que o disfarce utilizado pelo traficante dificultou sua identificação.