O apresentador José Luiz Datena (PSDB), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, disse nesta terça-feira (16) que é “óbvio” que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez governos superiores ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em entrevista ao portal UOL e ao jornal Folha de S. Paulo.

“Lula não foi eleito três vezes à toa, óbvio que foi o Lula. Ele fez realmente dois bons governos, mas foi ajudado pelo cenário político externo”, afirmou o tucano.

Atos golpistas

Datena foi questionado ainda em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que classificou como uma “tentativa clara e absurda de golpe de Estado”.

O apresentador marcou divergência em relação ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), seu adversário na disputa, que na segunda (15) disse não acreditar que os atentados no Distrito Federal tiveram caráter golpista.

+ Ricardo Nunes diz que 8 de janeiro não foi tentativa de golpe e critica pena a envolvidos

“Quem nega essa tentativa de golpe quer negar a história brasileira, como o Ricardo Nunes, que quis desmoralizar a tentativa de golpe [do 8 de janeiro] dizendo que o tiro no [Donald] Trump é que foi um atentado contra a democracia. As duas coisas foram”, disse Datena.

Nova aventura política

Apresentador de um programa policial na TV Bandeirantes, Datena está licenciado da emissora para realizar sua pré-campanha pela prefeitura.

Em 2016 e 2020, ele foi pré-candidato a prefeito e a vice-prefeito da capital paulista, mas desistiu antes do prazo de registro da candidatura na Justiça Eleitoral. Neste ano, esse prazo se encerra em 15 de agosto.