Publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo” na manhã deste sábado, 9, a pesquisa Datafolha apontou que 38% dos entrevistados reprovam a atuação do Superior Tribunal Federal (STF), enquanto 27% da população aprovam o trabalho da Corte.

+Lula faz balanço de governo e aconselha PT para eleição de 2024

O levantamento foi realizado no dia 5 de dezembro com 2.004 pessoas em 135 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na comparação com a avaliação divulgada em dezembro de 2022, houve piora na avaliação de como o brasileiro enxerga o trabalho do STF. À época, o resultado apontavam um empate entre aprovação e reprovação, com 31% para ambas avaliações.

Além disso, 31% da população avalia o desempenho do STF como regular. No mesmo período de 2022, o indicador apontava 34%.

O estudo do Datafolha aponta também que o STF tem melhor avaliação entre aqueles que se declaram petistas. Para 45% dos apoiadores do Partido dos Trabalhadores, o trabalho dos ministros da Suprema Corte é ótimo o bom.

Por outro lado, a reprovação da Corte é maior entre os que se declaram bolsonaristas. Para 65% dos entrevistados que se encaixam nesse perfil, a classificação do STF é considerada ruim ou péssima.