Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (17) mostra que 35% dos brasileiros relatam ter sentido melhora na economia do país nos últimos meses. O patamar é semelhante aos dados de outubro de 2022, quando 34% disseram sentir melhora na economia.
Após a eleição de Lula, esse patamar caiu. Em dezembro, 26% relataram melhora, em março, 23%. No entanto, a nova pesquisa, realizada em setembro deste ano, mostra uma reversão e atingiu o melhor patamar do Datafolha. O levantamento mostra ainda que, para 26%, a economia piorou. 46% disseram que nada mudou.
+ Governo Lula tem aprovação de 55%, diz pesquisa Ipespe
Em dezembro de 2022, o Boletim Focus, do Banco Central, que reúne projeções dos economistas, estimava que o PIB teria expansão de 0,8% neste ano. Agora, a expectativa é que o ano termine com avanço de 2,8%. Algumas instituições projetam alta acima de 3%.
A pesquisa registrou um aumento expressivo no percentual de pessoas que relatam melhora na sua vida econômica nos últimos meses. Essa parcela também vinha perdendo espaço desde outubro do ano passado, quando registrou o pico de 34% sentindo que suas condições pessoais haviam melhorado, após uma série de benefícios econômicos concedidos pelo governo Bolsonaro antes da eleição. O percentual, então, caiu para 31% em dezembro, 23% em março, voltando a subir em setembro para 30%.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.016 pessoas de 16 anos ou mais em 139 municípios pelo Brasil nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.