Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 24, demonstrou que 90% dos brasileiros acreditam que a Terra tenha um formato redondo. No entanto, o levantamento também apontou um empate técnico entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) que acreditam que o planeta seja plano.

No total geral, 90% dos brasileiros afirmaram acreditar que a Terra é redonda, 8% disseram crer que o planeta é plano, um aumento de 1% em comparação a 2019, e 3% não souberam responder.

+ Datafolha aponta que 63% dos brasileiros são contra anistia aos responsáveis pelo 8/1

+ Datafolha aponta que para 63% dos brasileiros a data do golpe de 1964 deve ser desprezada

A pesquisa do Datafolha foi feita entre os dias 8 e 11 de abril, período em que se realizou 2.008 entrevistas em 113 municípios de todo Brasil. Apenas pessoas com 16 anos ou mais responderam aos questionamentos. A margem de erro máxima do levantamento é de 2%, para mais ou para menos.

Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 91% acreditam na Terra redonda, 8% na plana e 2% não souberam responder. Os números são semelhantes aos de Lula. No recorte de apoiadores do atual chefe do executivo, 90% pensam que o planeta é redondo, 7% que é plano e 3% não souberam responder.

Por conta da margem de erro de dois pontos percentuais, os eleitores dos dois políticos estão em empate técnico.

O estudo também apontou que o número de pessoas que acredita na terra redonda é maior entre os que possuem maior escolaridade, uma diferença que varia de 95% a 84%. A pesquisa aponta ainda que, entre os indivíduos que têm renda mensal de cinco a dez salários mínimos, 98% acreditam no formato redondo do planeta. O valor varia para 94% nas classes A e B e cai para 87% na D e E.