O levantamento do Datafolha divulgado nesta quinta-feira, 11, indicou que 33% dos brasileiros consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ótimo ou bom, enquanto 38% avaliam como ruim ou péssimo. Trata-se do melhor resultado desde dezembro de 2024
A última pesquisa, feita no começo de agosto de 2025, indicava 29% de aprovação e 40% de desaprovação, o que mostra que a gestão do petista melhorou sob os olhos da população.
O levantamento atual também questionou a avaliação pessoal do trabalho pessoal de Lula como presidente. O resultado permaneceu estável: 48% aprovam, ante 46% em julho, enquanto a reprovação oscilou de 50% para 48%.
O Datafolha entrevistou 2.005 pessoas em 113 cidades ente os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
+ Aprovação de Lula supera desaprovação pela primeira vez em 2025, diz pesquisa
Confira os números sobre a avaliação federal:
- Ótimo ou bom: 33%
- Regular: 28%
- Ruim ou péssimo: 38%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Pontuação é superior a de Bolsonaro no mesmo período
Comparando ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula aparece em vantagem no mesmo momento do mandato. Após dois anos e nove meses no Planalto, o atual presidente tem 33% de aprovação, contra 22% de Bolsonaro nesse ponto da linha do tempo. À época, o ex-presidente registrava 53% de reprovação e 24% de avaliação regular.
Segundo os números, a maior parte da aprovação do petista vem da população mais pobre e nordestina, enquanto a reprovação costuma partir da região Sul e dos mais ricos. Na segmentação, Lula viu sua aprovação saltar de 38% para 45% no Nordeste e também registrou avanço entre os evangélicos, grupo majoritariamente alinhado ao bolsonarismo: passou de 18% para 27% de ótimo/bom, ainda que a desaprovação siga elevada.