O Brasil é o país com o maior número de mulheres traficadas para fins sexuais da América do Sul, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre o Tráfico de Mulheres. Muitos desses golpistas se encontram em aplicativos de namoro ou idiomas. Eles procuram perfis de mulheres que se encontram vulneráveis em questões pessoais e profissionais e tentam alicia-las, através de um romance virtual ou oferecendo algo que faça com que a brasileira sinta vontade de ir até seu país, aonde são ‘presas’ e não conseguem mais voltar para casa.

A professora universitária e ativista brasileira, Daniele Boggione, que entende muito bem do assunto, afirmou que isso ocorre com frequência na internet, principalmente em sites de idiomas, onde os golpistas encontram com mais facilidade suas vítimas.

Uma seguidora de Danny pediu ajuda ao contar sua história, dizendo ter recebido um convite de um turco para que ela pudesse fazer um intercâmbio. Danny diz que esses casos se tratam de ‘intercâmbio tabajara’, ou seja, fraudes.

“A menina, jovem e com muitos sonhos, começa a juntar dinheiro para viajar e aprender mais o idioma. Desembarca no país, indo ao encontro do gringo e acaba sendo aprisionada”, Danny esclarece sobre o que poderia acontecer, caso a seguidora tivesse feito o que pretendia, sem consulta-la antes.
A ativista, que luta contra o tráfico de pessoas, criou a rede de apoio e grava vídeos em seu canal no Youtube constantemente. Dessa forma, já ‘salvou a vida’ de milhares de mulheres como essa seguidora, que recebem propostas tentadoras de golpistas e não sabem se devem ou não fazer.

Ela alerta principalmente sobre os relacionamentos virtuais com os homens do Oriente Médio, os quais não tem peso algum para eles. “A mulher pode acreditar que o homem está tão envolvido quanto ela, afinal ele é o primeiro a falar em casamento. Os homens muçulmanos prezam muito o casamento e isso atrai as brasileiras, que vivem situações diferentes no Brasil. Mas, os casamentos com muçulmanos precisam da aprovação de seu clã, a família do homem. A grande maioria desses casamentos são arranjados e passam antes pela discussão em família, então, não se engane com um simples namoro virtual”, ela esclarece.

Após se divertir com as mulheres ocidentais nas redes sociais, coisa que não podem fazer em seu próprio país, eles desaparecem para se casar como manda a sua tradição ou, se tratando de um golpista, ele pode aliciar a vítima a ir até seu país, prometendo um futuro juntos. Danny explica que, em casos de golpes, pode haver a vontade de conseguir um passaporte brasileiro, pois os brasileiros são dispensados de visto de entrada na maioria dos países da Europa Ocidental.