Passados quase dez anos, Danni Suzuki, 47 anos, abriu o jogo sobre o motivo pelo qual não fez parte do elenco da novela “Sol Nascente” (2016), da Globo, que tratava de uma temática oriental.
A atriz, uma das poucas orientais que existiam naquela década, contou que perdeu o papel de protagonista porque o diretor da trama, Leonardo Nogueira, 46 anos, a tirou para escalar a esposa, Giovanna Antonelli, de 48 anos.
Suzuki disse que foi convidada pelo autor da novela, Walther Negrão, que teria escrito a protagonista inspirada nela. No entanto, durante os ensaios nos bastidores, Nogueira teria tirado a personagem dela para escalar uma atriz “mais jovem”, e optou por Antonelli, que é mais velha que Danni.
+ Danni Suzuki faz revelação sobre noivado com Ricardo Pereira: ‘Me traía bastante’
A artista, então, afirmou que reescreveram parte da trama para justificar o porquê de a personagem de Giovanna não ser oriental de nascença.
“Chegou no dia, a protagonista escolhida tinha sido a Giovanna Antonelli, que é a esposa do Leonardo. Ela é mais velha. Veio a esposa e quem sou eu para reclamar. A personagem era uma japonesa. Inclusive, eles reescreveram a história para explicar que ela foi adotada para justificar já quem nem oriental ela é. Na novela, ela usava kimono, coque com palito na cabeça”, declarou ao podcast “Papagaio Falante”.
Leonardo ainda teria tirado Danni de um segundo personagem para colocá-la em um papel menor, quando a atriz decidiu deixar a novela e a Globo.
“Cheguei em casa, o Léo me pede desculpas e disse que eu estava muito velha para ser prima da protagonista e que iriam escrever um terceiro personagem. Falei: ‘Mas estou velha de novo, Léo? Não precisa de um [terceiro personagem], não preciso fazer a novela, não estou me sentindo bem-vinda, acho que estou incomodando, não precisa dar um jeito para me colocar'”.
Danni admitiu que chegou a chorar ao telefone. “Falei: ‘Léo, estou há quase 20 anos na Globo, nunca me senti em um projeto aqui na casa, que eu não estava sendo bem-vinda, então prefiro não fazer a novela'”, disparou ela que, após o episódio, decidiu romper contrato com a emissora.
Na época, Leonardo Nogueira e Giovanna Antonelli não se manifestaram sobre o assunto.