Comportamento

“Daniel virou uma estrela”

A dramática luta pela vida na história de um garoto doente que pintava quadros para pagar médicos e tratamento

Crédito: XANDO P

ESPERANÇA Daniel, aos 10 anos: a pintura nos intervalos das sessões de hemodiálise (Crédito: XANDO P)

O adolescente Daniel Neves, de 13 anos, faleceu na tarde da terça-feira 18, vítima da Covid-19. Natural da cidade baiana de Guanambi, ele travava uma luta contra duas doenças que foram diagnosticadas quando tinha oito meses: a fibrose hepática e os rins policísticos. Para pagar os tratamentos de saúde, Daniel pintava e vendia os quadros, muitos com temas religiosos ou de animais – segundo a família e amigos, ele gostava muito dos bichos. A informação de sua morte, divulgada em uma rede social que ele costumava usar, comoveu a pequena Guanambi, comoveu a Bahia, comoveu todo o País.

+ Covid-19: casos aumentam e cidades de São Paulo voltam ao confinamento
+ América Latina supera 1 milhão de mortes por Covid-19
+ Fiocruz entrega mais 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19

E não é para menos: Daniel não faleceu devido aos males que tinha, mas, sim, por um outro grande mal — o desleixo do governo federal no combate à pandemia. O fragilizado mas alegre garoto foi pego pela Covid. É muita traição para quem aguentava hemodiálise três vezes por semana, desde 2015, nos hospitais Roberto Santos e das Clínicas, em Salvador. Foi nos intervalos dessas incômodas e sofridas sessões que o resiliente menino desenvolveu a técnica e o gosto pela pintura. O seu grande sonho era receber um rim doado: para isso o dinheiro arrecadado com a venda dos quadros, assim como as doações de amigos, era guardado para a cirurgia do transplante.

RELIGIÃO Daniel e a fé na cura: a pandemia da Covid o traiu (Crédito:Divulgação)

“Tornou-se uma estrela! De tão iluminado que sempre foi,” escreveu a atriz Yanna Lavigne. Recentemente, Daniel e sua mãe, Cleide Vieira Neves, mudaram-se para Salvador para facilitar o tratamento. Mesmo assim, a cada três meses viajavam a São Paulo para realizar exames periódicos.

A cantora e atriz Mariana Rios lamentou a morte: “Hoje recebi a notícia de que nosso menino amado Daniel Neves partiu”. As viagens para São Paulo eram pagas pelo governo da Bahia — as despesas na capital paulista, no entanto, ficavam por conta de Cleide, incluindo o transporte. E aí, inevitavelmente, diminuía um pouco as já tão pequenas reservas advindas dos quadros. A mãe de Daniel tentou algumas vezes trabalhar, mas isso lhe era sensivelmente inviável por conta dos cuidados que a precária saúde do garoto demandava. O tempo ia passando, a saúde se esvaia, os quadros os salvavam — uma campanha on-line para a compra dos trabalhos de Daniel conseguiu arrecadar R$ 209 mil. Não houve salvação, no entanto, para a traição daqueles que, embora sequer o conhecessem pessoalmente, são responsáveis pela morte de quase meio milhão de brasileiros, entre eles, agora, incluído o pequeno artista.

Tópicos

Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)? Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19? Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19? Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus? Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19? Como o organismo da gestante reage diante da COVID-19? Como ocorre a transmissão do novo coronavírus? Como posso ter acesso ao TeleSUS? Como preparar a minha empresa para um eventual caso de COVID-19? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? Como será feito o acompanhamento do progresso do coronavírus durante a retomada? Devo deixar as janelas sempre abertas se tiver alguma pessao com doença do coronavírus? É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido relatada? O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19? O que fazer se eu ficar doente de COVID-19? O que posso fazer para proteger meu filho e evitar a propagação do COVID-19? O que significa uma pandemia? Pessoas devem interromper ou modificar seus tratamentos se tiverem coronavírus (COVID-19? Podemos usar todos os antitérmicos para o controle da febre do COVID-19? Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19? Quais as diferenças dos sintomas da COVID-19 e gripe/resfriado? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19? Quais são as complicações da COVID-19? Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? Qual é a síndrome gripal dos casos suspeitos de COVID-19? Qual é o tempo de incubação do coronavírus? Quando foi descoberto o novo coronavírus COVID-19? Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)?