O piloto australiano Daniel Ricciardo, da Mclaren, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, disputado no circuito de Monza, conquistando assim a primeira vitória da equipe britânica desde 2012, numa corrida marcada pelo acidente entre holandês Max Verstappen e o britânico Lewis Hamilton.

Ricciardo chegou à frente de seu companheiro de equipe, o britânico Lando Norris, conseguindo uma dobradinha para a Mclaren que não ocorria desde 2010, no GP do Canadá, quando Hamilton foi o vencedor acompanhado de Jenson Button.

Esta foi a oitava vitória na carreira do piloto australiano, de 32 anos, que não subia no lugar mais alto do pódio desde o GP de Mônaco, em 2018.

O terceiro lugar ficou com o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, que assumiu a posição após o acidente envolvendo o seu companheiro de equipe Hamilton e o líder do campeonato Verstappen (Red Bul).

O australiano largou da segunda posição do grid, atrás de Verstappen, que foi ultrapassado na primeira reta, e mais tarde acabou beneficiado com o incidente entre os dois candidatos ao título.

Na volta 26, ao retornar à pista após uma parada no nos boxes, o heptacampeão mundial entrou no trajeto do holandês Verstappen, que passou com a roda por cima do carro do adversário e os dois pararam na brita. A bandeira amarela foi acionada e o safety car entrou no circuito.

Ambos os pilotos saíram dos veículos ilesos e abandonaram a prova.

Com a batida, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) completou a prova em quarto seguido pelo mexicano Sergio Pérez (Red Bull).

Apesar ded não ter completado a prova, Verstappen segue liderando o campeonato com 226,5 pontos, cinco a mais que o segundo colocado Hamilton (221,5).

A próxima etapa da F1 em 2021 (15ª das 22 programadas) será no Grande Prêmio da Rússia, no circuito de Sochi, em 26 de setembro.

ole/fbx/mcd/lca