03/09/2019 - 3:00
Pois é, a internet sempre tem essa dualidade: o bom e o mau, o certo e o errado, a oportunidade e a ruína. Vivemos uma era em que as plataformas de streaming estão dominando a indústria musical. As gravadoras dão lugar às incorporadoras, as gravações são mais independentes… Mas… Tem espaço para todo mundo! Hoje o artista não pode ser só artista, daqueles que sobem no palco e resolvem tudo por lá. O comportamento mudou, e muito. Até os profissionais que no passado tiveram os holofotes virados para eles estão tendo que se adequar: criam canal do youtube, postam nas redes sociais, gravam em estúdios independentes… Mas, e agora?
Agora é surfar a onda. Concentrar maiores esforços na carreira, ter a preocupação de criar um bom conteúdo – fotos de qualidade, vídeos bem feitos e bem editados – que aproxime o artista ao público. Esse é um dos grandes benefícios da nova era digital: deixar os artistas bem próximos aos fãs, afinal, qual fã não gostaria de conversar com seus músicos favoritos? Dosar conteúdos de engajamento (pequenos vídeos cantando/tocando suas músicas, conversando com os fãs), com conteúdos vendáveis (lançamentos, venda de cd físico). O artista é uma empresa (sempre foi, mas antigamente o número de sócios era maior), e como tal tem que encontrar o caminho para fidelizar o seu público alvo, investindo em uma boa estratégia de conteúdo e mídia. O bom é que tem um monte de gente por aí que gosta/vai gostar de você de graça. A música tem esse benefício da conquista fácil, da paixão instantânea. Porém não pense que é fácil, é preciso cavar bem para encontrar essas pessoas.
CAVE, invista na carreira. Adaptação é a palavra-chave. Vou te contar um segredo que vai soar como música aos seus ouvidos: o investimento no mundo digital te traz benefício no mundo real!
Daniel Ribeiro é especialista em marketing digital