Nesta sexta-feira (20), Daniel Alves, de 39 anos, lateral da seleção brasileira, foi detido pela Justiça da Espanha, após ser acusado de abuso sexual contra uma mulher numa casa noturna de Barcelona, no dia 30 de dezembro do ano passado. O jogador nega a acusação.

Daniel Alves se apresentou voluntariamente na delegacia para prestar depoimento sobre o caso e foi preso.

Além do atleta brasileiro, a IstoÉ Gente relembra abaixo alguns jogadores famosos envolvidos em polêmicas de estupro e abuso sexual. Confira!

Neymar

Em junho de 2019, Neymar foi acusado de estupro pela modelo Najila Trindade. Na época, ela registrou boletim de ocorrência na 6ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, em São Paulo. Najila alegou ter conhecido o jogador de Paris Saint-Germain e seleção brasileira nas redes sociais. E no dia 12 de maio, um assessor identificado como Gallo entrou em contato fornecendo passagens e hospedagem para ela viajar para Paris, na França. A loira ainda afirmou ter embarcado no dia 14 e chegado no dia 15.

Trindade relatou ter se hospedado no Hotel Sofitel Paris Arc Du Triomphe e recebido o atleta, então com 27 anos, por volta de 20h local do dia 15. Segundo ela, o jogador chegou “aparentemente embriagado”. A modelo disse que ela e Neymar começaram a conversar, trocaram carícias, mas, em determinado momento, o atleta se tornou agressivo e, mediante violência, praticou relação sexual.

Neymar sempre negou ter havido estupro. Ele confirma que houve relação sexual, mas que a mesma foi consensual. E publicou, em seu perfil no Instagram, imagens das conversas que teve com a modelo, dando a entender que tudo entre os dois aconteceu de forma consensual.

Além de Najila, em 2021, uma funcionária da Nike disse que Neymar tentou forçá-la a fazer sexo oral num quarto de hotel de Nova York. Após a polêmica, a empresa rompeu o contrato com o jogador após ele ter deixado de cooperar com as investigações internas. Na ocasião, Neymar do PSG negou o crime.

Neymar acusa Nike de mentir e diz que não pôde se defender

Robinho

Robinho, ex-atacante do Santos, tem uma condenação em última instância na Itália por ter participado de um estupro coletivo contra uma jovem albanesa na cidade de Milão. O crime aconteceu em 2013, quando o jogador defendia o Milan. Robinho sempre negou ter praticado violência sexual. Nesta semana, Flavio Dino, ministro da Justiça, chegou a falar sobre a possibilidade do ex-jogador cumprir punição no Brasil.

Robinho é sondado por time chinês, mas não sai do Brasil por medo de prisão

Dudu

Mallu Ohana, ex-esposa de Dudu do Palmeiras, abriu uma denúncia de agressão física contra o atacante. Segundo o boletim de ocorrência, ele a teria agredido com socos e puxões de cabelo. Com diversos desdobramentos, Dudu foi inocentado pela polícia. Durante o processo, o jogador de futebol saiu do Alviverde e foi jogar no futebol do Catar.

Dudu faz contraproposta por renovação e aguarda resposta do Palmeiras | Goal.com Brasil

Cuca

Na época em que era jogador do Grêmio, o treinador Cuca se envolveu numa polêmica na Suíça. Na ocasião, ele e mais três atletas foram acusados de manterem atos sexuais com pessoas dependentes com uma menina de 13 anos. Os jovens permaneceram em cárcere por 30 dias. Mesmo negando o crime, Cuca acabou condenado a 15 meses de prisão e ao pagamento de 8 mil dólares.

Os times e títulos de Cuca como treinador | Goal.com Brasil

Jean

Jean, ex-goleiro do São Paulo, foi detido, em 2019, acusado de violência doméstica feitas por sua ex-mulher, Milena Bemfica, na cidade de Orlando, na Flórida. O casal estava de férias com as filhas e teria discutido no quarto do hotel. Jean teria agredido a mulher mais de uma vez, segundo declarações da ex por meio das redes sociais.

Atlético-GO acerta empréstimo do goleiro Jean, do São Paulo | futebol | ge

Cristiano Ronaldo

Em 2018, a modelo Kathryn Mayorga fez uma acusação de estupro contra o jogador português Cristiano Ronaldo. O episódio aconteceu em 2009, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Na época, Mayorga cobrou 64 milhões de euros do atleta como indenização. Em um acordo feito entre as partes, ainda em 2009, o caso não foi divulgado. Ronaldo pagou 375 mil dólares para que a modelo ficasse em silêncio. Ele foi inocentado pela Justiça americana.

Chelsea surge como possível destino de Cristiano Ronaldo, diz site