Daniel Alves morto? No final de semana deu o que falar nas redes sociais um boato de que o jogador teria sido encontrado morto na cela, em Barcelona, na Espanha, onde está preso desde janeiro de 2023, acusado de estuprar uma mulher no banheiro de uma boate. Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo crime em fevereiro deste ano.

+‘Precisei de remédios’: relembre cancelamento de Juliana Paes por ‘apoiar’ Bolsonaro

Os rumores sobre o falecimento do atleta, que chegou a virar notícia em alguns portais internacionais, foi desmentido por familiares dele. Por meio dos Stories do Instagram, Ney Alves, irmão de Daniel Alves, criticou as pessoas que espalharam a informação falsa.

“Que Deus te dê muita saúde e sabedoria meu mano velho, para suportar a crueldade dos seres humanos, que Deus tenha misericórdia da sua vida e da nossa família “, escreveu Ney.

Ney ainda postou um vídeo comentando sobre a situação do jogador. “Já condenaram o cara, ele está preso. Agora vocês querem desejar a morte, querem meu irmão morto, como assim? Quanta crueldade”, desabafou.

A IstoÉ Gente lista abaixo alguns famosos, que assim como Daniel Alves, também já foram dados como mortos. Confira!

Belo

Em outubro de 2008, saiu na mídia a informação de que o cantor Belo havia sofrido um acidente de carro, na Linha Amarela, via expressa da cidade do Rio de Janeiro. Depois, a história mudou e os boatos deram conta de que ele foi assassinado.

Na época, a assessoria de imprensa do pagodeiro desmentiu tudo.

Estilo Drake: Belo desiste de show e se recusa a devolver cachê - PaiPee

Britney Spears

Já em 2016, deram a falsa notícia de que Britney Spears havia morrido foi publicada nas contas da Sony Music e do músico Bob Dylan, no Twitter.

No perfil de Dylan, foi twittado um lamento: “Descanse em paz, Britney Spears”.

“Britney Spears morreu por acidente! Mais informações em breve. #RIPBritney”, dizia a mensagem publicada pela Sony.

Minutos depois, um novo comunicado, no perfil da Sony, dizia que a conta havia sido invadida por hackers. Logo em seguida, todos os tweets sobre a falsa morte foram deletados de todas as contas. Os fãs da princesinha do pop, é claro, lamentaram muito, tanto que a tag #RIPBritney foi o assunto mais comentado no mundo, naquele ano.

Britney Spears: perfil da cantora no Instagram é desativado | Música | G1

Drake

Em 14 de novembro de 2020 alguns internautas subiram a hashtag #RIPDrake ser um dos assuntos mais comentados no Twitter. Mas, como se viu logo depois, o rapper americano Drake quatro vezes vencedor do Grammy foi vítima de uma fake news.

Drake usa Kim Kardashian falando de divórcio com Kanye West em nova música 'Rescue Me'

Dinho Ouro Preto

Nesta lista, o cantor Dinho Ouro Preto é o famoso que já teve sua morte noticiada várias vezes. Em 2009, após cair do palco, em um show em Minas Gerais, começaram a se espalhar boatos de que o vocalista da banda Capital Inicial havia morrido no incidente. Quem acabou desmentindo a notícia foi o boletim do hospital.

Capital Inicial: Dinho se arrepende de apoio à Lava Jato - 13/07/2022 - Ilustrada - Folha

Jojo Todynho

No início do ano de 2021, um boato sobre a falsa morte da cantora se espalhou nas redes sociais e o nome de Jojo Todynho entrou na lista dos assuntos mais comentados do Twitter.

O boato afirmava que a cantora teria sido vítima de um latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Outra versão da fake news dizia que agentes da Polícia Federal estariam à sua procura. Tudo não passou de uma fanfic do Twitter (narrativa ficcional escrita e divulgada por fãs), que levou bastante preocupação para os familiares de Jojô.

Saiba qual é a doença que afeta Jojo Todynho | Metrópoles

Entenda o caso Daniel Alves

No dia 20 de janeiro o ano passado, Daniel Alves foi detido pela Justiça da Espanha, após ser acusado de abuso sexual contra uma mulher numa casa noturna de Barcelona, no dia 30 de dezembro do mesmo ano. O jogador alega inocência e afirma que a relação sexual foi consensual. A Justiça espanhola marcou o julgamento do atleta para ocorrer ainda neste mês de janeiro.

Apesar do pedido de 12 anos de prisão, a tendência é que Alves, se condenado, permaneça no máximo seis anos atrás das grades. Isso porque no início do caso judicial, a defesa do jogador pagou à Justiça o valor de 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) de indenização à denunciante. A advogada da mulher contesta a possível redução da eventual pena.

O Ministério Público solicitou, ainda, dez anos de liberdade vigiada após o cumprimento da pena em cárcere, e que ele seja proibido de se aproximar da suposta vítima, assim como de se comunicar com ela, pelo mesmo período. Ao longo do período detido, Daniel Alves mudou sua versão sobre o caso por diversas vezes, trocou de defesa e teve três pedidos de liberdade provisória negados, com a Justiça citando risco de fuga.