Mesmo a Justiça espanhola tendo concedido liberdade provisória, Daniel Alves não deixará o Centro Penitenciário Brians 2 nesta quinta-feira, 21, porque o prazo para o pagamento da fiança expirou novamente. Caso ele consiga o valor de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) ainda hoje, será liberado somente nesta sexta-feira, 22.

A informação foi divulgada pelos jornais La Vanguardia e Mundo Deportivo. A comitiva do brasileiro ainda não conseguiu arrecadar a quantia necessária para pagar a fiança estabelecida pelo Tribunal Provincial de Barcelona, na Espanha. Por conta disso, Daniel passará mais uma noite na prisão.

Pedido ao pai de Neymar

Daniel Alves recorreu ao pai de Neymar Jr. para o pagamento da fiança de 1 milhão de euros, segundo o jornal espanhol “La Vanguardia”. A informação foi confirmada ao periódico por fontes próximas ao ex-jogador do FC Barcelona.

Essa não é a primeira vez que Neymar Pai ajuda o condenado por estupro. Ainda no início do processo, Daniel teve sua pena abatida devido ao pagamento de uma indenização de 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) à jovem vítima do crime — dinheiro esse provido pelo pai do atacante do Al-Hilal.

Condições para a liberdade

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma mulher na boate Sutton, em Barcelona. Segundo o jornal “El País”, o Tribunal de Barcelona aceitou parcialmente o pedido da defesa de Daniel para que ele fosse libertado enquanto aguarda a sentença final.

Porém a ordem concedida pela Justiça estabelece algumas condições e medidas cautelares, caso a fiança seja paga. São elas: retirada dos dois passaportes do jogador (espanhol e brasileiro), ele não pode se aproximar a menos de um quilômetro da vítima ou se comunicar com ela e o jogador deverá comparecer uma vez por semana ao Tribunal de Barcelona.

A decisão para a liberdade provisória teve dois votos favoráveis e apenas um contrário. A resolução ocorreu um dia depois da defesa de Daniel Alves alegar, durante audiência, que ele já havia cumprido um quarto da pena, visto que ele encontra-se preso desde janeiro de 2023.