O ex-jogador de futebol Daniel Alves compareceu ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, na Espanha, pela primeira vez, nesta quinta-feira, 28, após ter saído da prisão em liberdade provisória. Essa é uma das medidas que ele deve cumprir para continuar fora da cadeia enquanto a Justiça analisa os recursos apresentados depois da condenação por estupro.

O brasileiro foi sentenciado a quatro anos e seis meses de prisão pelo crime. Na segunda-feira, 25, ele deixou o Centro Penitenciário Brians 2 após o pagamento da fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões). Ele estava detido preventivamente desde janeiro de 2023.

Daniel esteve no tribunal acompanhado de sua advogada, Inés Guardiola. Para conseguir a liberdade provisória, a Justiça espanhola determinou que o ex-jogador se apresentasse toda sexta-feira, porém o primeiro comparecimento teve de ser adiantado devido ao feriado de Sexta-feira Santa.

Além disso, o ex-jogador não pode se aproximar da vítima ou tentar algum tipo de contato com ela.

Após a condenação, tanto a defesa de Daniel Alves quanto o Ministério Público entraram com recursos. O órgão pede a sentença máxima de 12 anos de prisão pelo crime de estupro. Já os advogados do ex-jogador pedem a sua absolvição.

A expectativa é que os recursos na sala de apelação do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha sejam deliberados nos próximos meses.