A senadora Damares Alves (PL-DF) anunciou nesta quarta-feira, 27, que está com câncer. Durante sessão na Comissão dos Direitos Humanos da Casa, a parlamentar afirmou estar no seu limite físico e pediu que a reunião fosse encerrada.
“Vou falar publicamente pela primeira vez. Há um mês, fui diagnosticada com câncer, estou no enfrentamento à doença. Estou tendo a coragem de fazer esse anúncio público, requer muita coragem”, disse.
A revista IstoÉ apurou que a senadora foi diagnosticada com câncer de mama e passou por uma cirurgia para a retirada do tumor, embora o tipo específico da doença não tenha sido oficialmente detalhado.
“Fui diagnosticada no dia 18 de julho, e em 18 dias eu consegui fazer as biópsias, ressonâncias, todos os exames, consegui fazer a cirurgia. Com cinco dias, eu estava aqui no Senado, trabalhando, com um pouquinho de dor”, relatou.
A senadora informou que começará o tratamento com radioterapias na próxima semana, mas que já se considera curada.
“Quero que todas as mulheres no Brasil tenham o acesso à saúde como eu tive”, disse a parlamentar.
Oi, gente.
Venho aqui contar para vocês que, há cerca de um mês, recebi diagnóstico de câncer na mama. E essa não é uma notícia fácil para ninguém, mas decidi encarar de frente.
Minha fé foi meu maior alimento nesse período, e Jesus meu maior consolador.
Destaco também que… pic.twitter.com/pXIpZMQwF4
— Damares Alves (@DamaresAlves) August 27, 2025