Na última quarta-feira (02), o presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM), protocolou um pedido para que Gol, Latam e Azul forneçam registros de voos de São Paulo a Brasília realizados pela médica Nise Yamaguchi. As companhias aéreas, por sua vez, não vão se opor ao pedido, porque mesmo as informações dos passageiros sendo confidenciais, elas podem ser abertas por solicitação oficial das autoridades competentes, segundo executivos do setor.
+ Ernesto Araújo aciona STF contra quebra de sigilo aprovada pela CPI da Covid
+ Nise Yamaguchi e a ilusão do conhecimento
+ Nise Yamaguchi nega à CPI gabinete paralelo para aconselhar Bolsonaro
Procuradas pela Folha de S. Paulo, Latam e Azul afirmaram que, caso sejam acionadas, irão colaborar. A Gol, no entanto, não respondeu à pergunta do Painel S.A. se vai entregar as informações, a companhia apenas disse que não foi notificada.
O pedido de Omar abrange os registros sobre as viagens a Brasília feitas também por Greici Yamaguchi e Charles Takahito, irmãos da médica. No requerimento, o senador solicitou informações sobre os voos feitos entre março de 2020 e maio de 2021.
Aziz justificou o pedido afirmando que os registros podem ajudar a esclarecer a participação da médica em reuniões com representantes do governo federal acompanhada de seus irmãos.