O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 12, que a economia brasileira está conseguindo aliar crescimento da atividade com inflação em queda. Em sabatina promovida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo, Haddad citou que, nesta semana, houve surpresas para cima com os dados de venda do varejo, volume de serviços prestados, enquanto a inflação surpreendeu para baixo.
“Podemos ter um mandato em que há crescimento com inflação em queda, estamos mudando de rota”, disse o ministro, acrescentando que o País passou por momentos de instabilidade fiscal nos últimos anos e que era preciso organizar essa questão.
Nesse sentido, Haddad reforçou que o plano de trabalho traçado pelo governo federal desde a eleição, em 2022, vem sendo seguido conforme o planejado e que é preciso ter “paciência” para colocar ordem na “confusão social”.
Segundo o ministro, o Brasil tem agora uma grande oportunidade ao aliar desenvolvimento econômico e social com a questão ambiental, e que é preciso avançar nesse sentido. Para o ministro, questões ligadas à agenda verde do governo precisam estar mais avançadas do que estão neste momento, e é preciso contar com a ajuda da sociedade para pressionar determinados grupos de interesse.