Cultura

Da realidade para a ficção

A incrível história do criminoso Pedro “Dom” inspirou o melhor livro da carreira de Tony Bellotto e uma série da Amazon que deve estrear ainda esse ano

Crédito: Divulgação

SÉRIE Gabriel Leone no papel de Pedro Dom: co-produção da Amazon Prime Video e Conspiração Filmes (Crédito: Divulgação)

BASTIDORES Tony Bellotto: projeto começou como roteiro de filme, mas virou livro após sugestão de Malu Mader (Crédito:Chico Cerchiaro)

A vida de Pedro Machado Lomba Neto é daquelas que nos levam imediatamente a pensar: essa história daria um filme. Foi isso que Breno Silveira pensou ao se reunir com Victor Lomba, pai do criminoso e ex-agente da Polícia Federal. O diretor levou então a ideia a Tony Bellotto e pediu para o escritor transformar em roteiro de filme de ação a vida do “ladrão fashion de classe média, loiro, olhos verdes”, como descrevia a imprensa no início dos anos 2000. Bellotto começou a trabalhar na sinopse, mas o projeto foi engavetado e ele seguiu a vida nos palcos, como guitarrista dos Titãs. Em 2017, sua mulher, a atriz Malu Mader, encontrou a versão inacabada do manuscrito enquanto arrumava um armário e a entregou ao marido. “Isso dá um livro”, pensou Bellotto. Em dois anos, as anotações viraram “Dom”, lançado agora pela Companhia das Letras.

“Foi interessante me deparar com situações que não pareciam críveis, mas que realmente aconteceram” Tony Bellotto, escritor e músico

O envolvimento de uma atriz famosa como Malu Mader dá um certo ar de ficção ao processo de concepção do livro, mas Bellotto garante que é a pura realidade. O que não é totalmente real, porém, é a história contida em suas páginas. “Escrevi uma ficção em cima de uma história verdadeira. Foi interessante me deparar com situações que não pareciam críveis, mas que realmente aconteceram. Há muitos pontos obscuros na vida de um criminoso, até porque estamos falando de alguém que vivia se escondendo. Isso me abriu a possibilidade de completar essas lacunas”, afirma Bellotto. “A revisora chegou a dizer que algumas situações eram muito inverossímeis, mas os pontos que ela citou, ironicamente, eram justamente os fatos verdadeiros.” Se fosse basear o livro apenas nas matérias dos jornais publicados nos anos 2000, com relatos dos assaltos audaciosos e das fugas espetaculares de Pedro Dom, Bellotto já teria material de sobra. Mas as histórias vieram de uma fonte bem mais próxima do que os informantes dos repórteres policiais: Victor Lomba. O pai do criminoso era uma figura tão interessante que acabou se tornando um dos protagonistas. Ex-policial designado para combater o tráfico de drogas, sofreu ao ver que o próprio filho havia se tornado um viciado em cocaína.

Victor insistiu para que Breno Silveira (diretor de “Dois Filhos de Francisco” e “Entre Irmãos”) filmasse a história do filho. “Como foi do Esquadrão da Morte, ele vivia atormentado pela culpa. Nunca se perdoou por não ter conseguido salvar o filho das drogas e do crime. Fez palestras, tentou ajudar as pessoas por meio de seu testemunho”, lembra Bellotto. Ao mesmo tempo, Victor deixava escapar um “orgulho de pai” ao citar a coragem do filho. “Ele criticava o filho por ser um assaltante, mas gostava de ressaltar que ele era o ‘melhor assaltante’ de todos. Contava orgulhoso que, certa vez, 200 policiais procuravam Pedro Dom no morro, mas não o encontraram porque ele estava surfando em São Conrado”, lembra Bellotto. “Tinha orgulho de dizer que, apesar de tudo, o filho nunca matou ninguém. Tentei captar essa complexidade da natureza humana.” Segundo o autor, Victor chegou a ler o livro, mas morreu vítima de um câncer fulminante pouco antes de sua publicação.

Série da Amazon

Produzida pela Amazon Prime Video e Conspiração Filmes, a série “Dom”, de Breno Silveira, já foi filmada e está em fase de finalização. A pandemia atrapalhou, mas o lançamento deve chegar ao streaming ainda em 2020. Assim como no livro, a série vai focar nas cenas de ação, mas também na relação complexa entre Pedro Dom, interpretado por Gabriel Leone, e seu pai, Victor, papel de Flavio Tolezani. O elenco conta ainda com Isabella Santoni, Fábio Lago e Laila Garin. As filmagens aconteceram no Morro Azul, zona sul do Rio de Janeiro. Ao ver a história de Pedro Dom materializada na tela, será um pouco mais fácil acreditar que ele realmente existiu na vida real.

Lançamento

“Dom”Tony Bellotto  Ed. Companhia das Letras
Capa: André Hellmeister
R$ 74,90 R$ 39,90 (e-book)

Veja também

+ Usado: Toyota Corolla é carro para ficar longe da oficina
+ Robert De Niro reduz limite do cartão da ex-mulher e diz que coronavírus implodiu suas finanças
+ MasterChef estreia sem "supercampeão" e cheio de mudanças
+ Gafanhotos: cidade na Bahia enfrenta invasão de insetos
+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior