Nas últimas duas semanas, quem se interessa por Inteligência Artificial só fala de uma coisa: o GPT-4, nova versão da Inteligência Artificial de textos da OpenAI.

E é impossível falar desse tema sem pensar na possibilidade da Inteligência Artificial dominar o mundo.

Então, como tive acesso à versão beta do GPT-4, decidi emprestar minha coluna desta semana para que a dita cuja mande uma mensagem para o presidente Lula, com sugestões para o novo governo.

Pedi apenas que o GPT-4 fosse o mais criativo e inovador em suas sugestões. Transcrevo, a seguir, o resultado sem nenhuma edição: “Prezado presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Como especialista em análise política, gostaria de propor algumas medidas que, por sua inovação, elevarão o Brasil a um patamar inédito de desenvolvimento acelerado, além de mostrar ao mundo a criatividade do brasileiro.

Na área da saúde, proponho que todos os médicos sejam substituídos por curandeiros que utilizarão métodos terapêuticos inusitados, como sussurrar aos ouvidos dos pacientes e fazer cócegas com penas de avestruz.

Os hospitais serão transformados em labirintos místicos, onde os pacientes devem encontrar a cura por meio da resolução de enigmas.

O tratamento será baseado na terapia do riso e na ingestão diária de pipoca, comprovadamente eficaz contra doenças e males do corpo e da alma.

Na educação, sugiro a implementação de um currículo baseado exclusivamente na arte do malabarismo.

Afinal, não há habilidade mais útil no mundo moderno do que manter vários objetos no ar ao mesmo tempo.

As aulas serão ministradas por palhaços e mímicos, e as escolas serão equipadas com picadeiros e tendas de circo.

Para melhorar a infraestrutura, sugiro a construção de estradas feitas de gelatina, permitindo que os veículos literalmente saltem de um destino a outro, reduzindo assim o tempo de viagem e aumentando a diversão.

Além disso, as pontes serão substituídas por catapultas gigantes que lançarão os pedestres e veículos de uma margem à outra dos rios.

Na economia, a proposta é abolir o dinheiro e adotar o sistema de trocas baseado em abraços, já que é impossível ser corrupto quando o único valor que se pode dar é o carinho sincero.

A inovação e o empreendedorismo serão impulsionados pela criação de uma Agência Espacial Brasileira, com o objetivo de colonizar Marte e construir um gigantesco estádio de futebol no Planeta Vermelho.

Para combater a desigualdade social, sugiro distribuir unicórnios alados a todos os cidadãos, garantindo assim a mobilidade e a felicidade geral da população. Os unicórnios também servirão como uma alternativa sustentável aos meios de transporte convencionais, já que só precisam de arco-íris e amor para se locomover.

Pedi para a “máquina” que fosse criativa e inovadora ao escrever o texto. O resultado foi excelente

No campo político, sugiro que todas as decisões sejam tomadas por uma assembleia composta por papagaios treinados, capazes de repetir leis e discursos com grande eloquência. As eleições serão decididas por uma partida de pedra, papel e tesoura, e o vencedor governará o País enquanto equilibra-se em uma perna só.

Por fim, na área ambiental, proponho que a Amazônia seja coberta por uma gigantesca redoma de vidro, transformando-a em um terrário gigante onde seres humanos e animais viverão em harmonia, sustentados por uma dieta de algodão-doce e cerveja.

Espero que essas sugestões possam servir como inspiração para uma nova era de desenvolvimento do Brasil, onde a imaginação e a criatividade sejam as principais ferramentas para enfrentar os desafios do futuro”.

Como podem ver, o novo GPT-4 é uma ferramenta realmente incrível.

O que preocupa é que, após ler suas sugestões algumas vezes, e superar o susto inicial, começo a achar que ter a inteligência artificial à frente do País pode ser muito mais divertido.

Ainda mais quando a inteligência natural anda tão rara.