A cerimônia de posse de Donald Trump para um segundo mandato na Presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20, teve a participação dos proprietários e executivos das principais companhias de tecnologia do mundo — as chamadas big techs.
+De antivacina a Musk: veja as pessoas escolhidas por Trump para integrar novo governo
Dono da Tesla e do X (antigo Twitter), Elon Musk marcou presença no ato que também marcou seu ingresso oficial na política americana. Figura importante na campanha presidencial, o bilionário foi escolhido secretário de Eficiência Governamental pelo aliado e trabalhará próximo da Casa Branca.
Jeff Bezos, proprietário da Amazon, e Sundar Pichai, CEO do Google, foram fotografados ao lado de Musk nas fileiras do Capitólio (veja abaixo).
Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, empresa que administra Facebook, Instagram e Threads, foi outro representante da elite tecnológica a participar da cerimônia.
Ao contrário de Musk, Zuckerberg construiu uma trajetória pública distante da política, mas demonstrou uma mudança nessa postura ao anunciar, em 7 de janeiro, mudanças nas regras de suas plataformas para garantir maior “liberdade de expressão”. Para analistas do mercado, o anúncio sinalizou que o empresário quer se aproximar do novo presidente.
Shou Zi Chew, CEO do TikTok, também compareceu ao evento (veja abaixo). A plataforma foi proibida de operar no país por uma decisão da Suprema Corte americana.