Economia

CVM diz que segue diretriz da Iosco de manter funcionamento dos mercados

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou comunicado em que afirma estar alinhada com o posicionamento da Organização Internacional das Comissões de Valores (Iosco) frente à pandemia da covid-19, de atuar para garantir que os mercados de capitais continuem funcionando e abrangendo todas as classes de ativos negociados.

A Iosco afirma que “o funcionamento contínuo dos mercados de ações, crédito e financiamento também apoia os esforços da economia real para lidar com a crise decorrente da pandemia da covid-19, por meio do acesso a financiamento e da capacidade de oferecer proteção contra riscos”.

No último sábado a autarquia brasileira teve que soltar um comunicado para esclarecer que não existe, neste momento, qualquer “discussão envolvendo interrupção de negócios” na B3. “Os procedimentos seguem inalterados”, comentou o regulador do mercado de capitais.

Para alcançar esse objetivo, os reguladores de valores mobiliários têm se concentrado “na resiliência operacional e financeira das infraestruturas de mercado, na capacidade operacional dos seus participantes e no fluxo contínuo de informações a ele destinadas”, diz comunicado da instituição replicado pela CVM.

Os reguladores também estão se valendo da flexibilidade regulatória para garantir que os mercados de capitais globais continuem funcionando adequadamente durante a pandemia. No Brasil, uma proposta de Medida Provisória (MP) para estender prazos de assembleias e entrega de documentos pelas companhias abertas está sendo analisada pelo Ministério da Economia e a CVM. A Iosco também reafirmou que a proteção dos investidores é objetivo fundamental seu e de seus membros, em relação ao que se mantêm plenamente comprometidos.

+ Briga de vizinhos termina com personal trainer morta a facadas no interior de SP

Segundo o presidente do conselho da organização, Ashley Alder, a séria crise na saúde está impactando empreendedores e seus funcionários. Ele ressalta ainda que, em momentos como esse, o objetivo fundamental dos mercados financeiros e de capitais é apoiar a economia real. De acordo com Alder, o Conselho da Iosco está absolutamente determinado a garantir que os mercados de ações, crédito e de hedge continuem abertos e funcionando neste período difícil.

“A Iosco considera esses mercados vitais para que os empreendedores tenham acesso a financiamento e gerenciem risco, em meio a um período de volatilidade sem precedentes, em todas as classes de ativos”, afirma o documento da Organização divulgado nesta quarta-feira, 25.

Veja também

+ Quarta parcela do auxílio sai hoje (14) para os nascidos em agosto

+ Cunhado de Maradona morre de Covid-19 na Argentina

+ Nazistas ou extraterrestres? Usuário do Google Earth vê grande ‘navio de gelo’ na costa da Antártida

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?