SÃO PAULO (Reuters) – O grupo de turismo CVC Brasil reduziu seu prejuízo líquido no quarto trimestre de 2022 para 96,8 milhões de reais, contra resultado negativo em 145,8 milhões de reais um ano antes, disse a companhia nesta terça-feira

A CVC afirmou em relatório de resultados que o menor prejuízo deve-se a uma evolução no resultado operacional. A empresa teve alta de 13,5% nas reservas confirmadas e avanço de 7,2% nas reservas consumidas, dados operacionais que já haviam sido divulgados preliminarmente em fevereiro. Além disso, a companhia disse ter tido o melhor janeiro em vendas desde o início da pandemia.

O grupo, parte de um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19, vem lutando nos últimos trimestres para deixar sua estrutura de capital mais sólida, tendo feito uma oferta de ações em meados de 2022 e anunciado na semana passada um acordo com debenturistas para reestruturar até 900 milhões de reais em débitos.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da empresa foi de 83 milhões de reais entre outubro e o fim de dezembro, contra resultado negativo em 35,4 milhões de reais um ano antes.

As receitas da companhia cresceram 2,4%, para 321,4 milhões de reais. A empresa disse que o crescimento das reservas foi parcialmente contraposto por “retração no ‘take rate’, em virtude do mix de negócios e de produtos, como o aumento das vendas de produto marítimo e menor ocupação em produtos exclusivos em certas localidades”.

As despesas com vendas recuaram 4,2% no trimestre frente a um ano antes, enquanto as despesas gerais e administrativas diminuíram 2,1%.

A CVC afirmou que iniciou no quarto trimestre um programa formal de aumento de eficiência, com foco na “racionalização de estruturas e processos, com consequente redução de despesas.”

Segundo a empresa, foram feitos ajustes na “estrutura gerencial” nos últimos três meses do ano passado e em janeiro.

“Este programa de eficiência seguirá ao longo de 2023, focado principalmente em processos/atividades operacionais”, disse.

O resultado financeiro ficou negativo em 111,6 milhões de reais no trimestre, piora ante as perdas de 42,1 milhões de reais de igual período do ano anterior.

A empresa tinha caixa de 687,5 milhões de reais no final do quarto trimestre, contra 795,8 milhões de reais no mesmo período de 2021.

(Por André Romani)