Londres, 9/11 – A fabricante de alimentos Mondelez International defendeu na terça-feira, 8, sua decisão de mudar o formato das barras de chocolate Toblerone no Reino Unido, que agora tem um espaço maior entre os tradicionais triângulos. A mudança no design reduziu o peso do produto de 170 gramas para 150 gramas. A diminuição, segundo a empresa, é uma forma de conter a alta nos preços dos ingredientes. No início deste ano, a companhia reduziu o peso no mundo todo do Toblerone maior, de 400 gramas para 360 gramas. Os preços recomendados para as duas barras, entretanto, permanecem iguais. A companhia culpa o aumento nos preços de muitos ingredientes, que teriam forçado a Mondelez a fazer as mudanças. O chocolate é produzido na Suíça e é exportado para mais de 120 países. Os custos da empresa teriam saltado significativamente devido à queda do euro contra o franco suíço em janeiro de 2015, além das elevações nas cotações do cacau. Segundo um porta-voz da Mondelez, a empresa segurou os custos por muito tempo, mas, para garantir que o produto continuasse nas prateleiras, ele foram obrigados a reduzir o peso da barra. A mudança, entretanto, não agradou os consumidores britânicos. Além da Mondelez, a Unilever, detentora da marca Hellmann’s, também elevou seus preços no Reino Unido recentemente, citando a queda acentuada da libra após o “Brexit”, em 23 de junho. Isso teria encarecido a importação de ingredientes. Fonte: Dow Jones Newswires.