Curtas produzidos por alunos de escola pública ganham exibição no Centro Cultural SP

Cena do curta
Cena do curta 'Fantasma do Boleto' Foto: Divulgação

No próximo sábado, dia 10 de maio, a partir das 15h, o público poderá conferir no Centro Cultural São Paulo, a exibição de 4 curtas-metragens produzidos e dirigidos por alunos com idades entre 10 e 14 anos da EMEF Philo Gonçalves dos Santos durante a realização da oficina audiovisual “Todas as Vozes”, organizada pelo projeto Oficinas Kinoforum. O evento faz parte da programação oficial da 14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura.

Os curtas “Histórias do Bairro”, “O Futuro Começa Aqui”, “Arco-Íris Mágico” e “Fantasma do Boleto” foram inspirados em projetos que a escola está desenvolvendo com os alunos, como a criação de um ecoparque no terreno da escola e noções básicas de educação financeira.

Um ônibus será disponibilizado para que os alunos e os seus pais possam ver os filmes na tela grande. Após a exibição haverá bate papo com o público e os alunos realizadores.

As obras também serão exibidas no 36º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, promovido pela Kinoforum, que acontece de 21 a 31 de agosto deste ano. Ambas as sessões terão entrada gratuita.

Democratizar o acesso

As Oficinas Kinoforum realizadas em parceria com a EMEF Philo Gonçalves dos Santos, localizada no bairro de Perus, em São Paulo, uma oficina de cinema infanto-juvenil, tem o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual e estimular a criatividade e o senso crítico.

Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas, exercendo os conhecimentos adquiridos desde o desenvolvimento criativo do curta até sua captação, com gravações realizadas na escola e, por fim, editando o material juntamente com os instrutores responsáveis.  Os equipamentos são acessíveis, o mais próximo da realidade desses jovens, como celulares de sistema android com câmera e internet, luzes ring-light e aplicativos gratuitos.

O corpo docente da escola junto com a equipe da Kinoforum, que conta com o coordenador pedagógico Christian Saghaard, a produtora de base Emilly Lima e o produtor de set Samuel Melo, além de instrutores e psicóloga do projeto, foram responsáveis por ensinar os mecanismos do cinema aos alunos e oferecer os apoios necessário a eles.

Serviço

Exibição dos curtas “Histórias do Bairro”, “O Futuro Começa Aqui”, “Arco-Íris Mágico” e “Fantasma do Boleto”. 

10 de maio (sábado) às 15 horas

CCSP – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000 )

Aberta ao público; entrada gratuita