Coluna: Keka Consiglio

Keka Consiglio Ć© artista plĆ”stica, jornalista e empresĆ”ria do setor de comunicaĆ§Ć£o. Apaixonada por arte desde crianƧa quando comeƧou a estudar o tema, entregou-se de vez a esse universo ao fazer cursos e visitar museus e exposiƧƵes, tanto no Brasil como no exterior. Desenvolve uma arte livre, criativa, repleta de cores e de elementos baseados em temas cotidianos, tendo a sustentabilidade presente em todo o seu processo de criaĆ§Ć£o. Curiosa e motivada por desafios, vive e trabalha em SĆ£o Paulo, produzindo suas coleƧƵes a partir de dois estĆŗdios. Instagram: @keka_consiglio_artista. Site: www.kekaconsiglio.com.br

Curta a natureza com as obras de Monet

Curta a natureza com as obras de Monet

Como pode um pintor produzir centenas de quadros, muitos deles sobre o mesmo tema e todos sensacionais? Claude Monet era assim, surpreendente em todas pinceladas. Ele nasceu em Paris em 1840 e comeƧou sua carreira fazendo caricaturas. Incentivado por EugĆØne Boudin, teve contato com a produĆ§Ć£o ao ar livre. Copiou muitos quadros famosos, como era costume na Ć©poca, para treinar tĆ©cnicas de pintura, mas detestou o estilo tradicional, tambĆ©m conhecido como acadĆŖmico. Em 1862, criou o Impressionismo, movimento que retrata o efeito das luzes de uma maneira Ćŗnica, com rĆ”pidas pinceladas, de diferentes tons. A iniciativa de Monet teve apoio de dois pintores amigos, Camille Pissarro e Gustave Courbet, alĆ©m de conquistar depois uma infinidade de seguidores.

A trajetĆ³ria artĆ­stica de Monet Ć© incrĆ­vel. Sempre surpreendeu com novas ideias, cores e mix de tons. Em tempos de quarentena, que muitos buscam se aproximar da natureza, seus quadros sĆ£o perfeitos para resgatar uma imensa paz interior.

Curta a natureza com as obras de Monet

Nascer do Sol, de Claude Monet

Nascer do Sol – Em 1872, Monet pintou ā€œImpressĆ£o ā€“ Nascer do solā€. A obra Ć© repleta de tons claros e escuros, alĆ©m de muitas pinceladas soltas e sobrepostas para mostrar uma paisagem de Havre. A sobreposiĆ§Ć£o de cores originais, cruas e sem misturas, acabou se tornando precursora do movimento impressionista. Mas a obra foi um fracasso, quando exibida pela primeira vez em 1874.Ā  A crĆ­tica do jornal Le Charivari usou a expressĆ£o ā€œimpressionistaā€ de forma irĆ“nica e pejorativa, mas Monet e outros artistas incorporaram o termo em obras que estavam em produĆ§Ć£o. Para nossa sorte, o estilo nĆ£o foi abandonado por eles, que deram atenĆ§Ć£o aos espectadores mais liberais, apoiadores de pinturas disruptivas e dispostos a romper com as regras seguidas por outros artistas daqueles tempos (neo-classicismo, realismo e romantismo). Demorou, mas o Impressionismo causou uma profunda revoluĆ§Ć£o social, impactando tambĆ©m a mĆŗsica e a literatura.

Os artistas do movimento acreditavam que a ā€œimpressĆ£oā€ era uma experiĆŖncia importante a ser valorizada. O ā€œverā€ tinha um sentido mais amplo para eles, no qual a representaĆ§Ć£o do que se via estava no centro das obras, com cenas pintadas sob o ponto de vista da observaĆ§Ć£o do prĆ³prio pintor. O retrato de objetos e de paisagens surge a partir de contrastes ou de negligĆŖncias de cores, com pinceladas que criam um jogo de luzes e sombras na tela.

Fugindo para interior – Em 1883, Monet fez algo comum nos tempos de hoje. Mudou-se para o interior. Foi para uma Giverny, uma cidadezinha francesa muito charmosa, localizada na Normandia. Ā O lago de sua propriedade, a ponte japonesa, as plantas aquĆ”ticas NenĆŗfares (em francĆŖs: NymphĆ©as) e o jardim de flores inspirou mais de 250 pinturas a Ć³leo, produzidas durante dĆ©cadas. O local foi transformado na FundaĆ§Ć£o Monet e estĆ” aberto para visitaĆ§Ć£o. Hoje, as obras produzidas nesse perĆ­odo estĆ£o em coleƧƵes particulares e nos mais importantes museus do mundo. As telas de maior dimensĆ£o estĆ£o no MusĆ©e de Lā€™Orangerie, um dos museus mais minimalistas e impressionantes de Paris. O local abriga uma exposiĆ§Ć£o permanente de Monet com cerca de 200 metros quadrados e com oito telas que chegam a atĆ© 17 metros de comprimento. A sensaĆ§Ć£o Ć© que as quatro estaƧƵes do ano podem ser vistas juntas, bastando um piscar de olhos.

Curta a natureza com as obras de Monet

Catedral de Rouen, de Claude Monet

PaciĆŖncia ā€“ NinguĆ©m pode dizer que Monet nĆ£o tinha paciĆŖncia. O artista trocou correspondĆŖncias por um ano com Alice HoschĆ©dĆ© e, apĆ³s a morte de seu marido (o magnata da arte Ernest HoschedĆ©), casou-se com ela. Na dĆ©cada apĆ³s o seu casamento, pacientemente produziu trinta telas retratando a Catedral de Rouen (noroeste da FranƧa), em diferentes dias e horĆ”rios, explorando na plenitude sua paleta de cores para mostrar o sol, a nĆ©voa, o amanhecer e o entardecer. Ele dizia que diariamente sempre se surpreendia com algo novo e que ainda nĆ£o tinha conseguido ver. Antes de iniciar o conjunto de obras, estudou a construĆ§Ć£o e os efeitos da luz sobre a igreja. Sem dĆŗvida, as pinturas da catedral instigam para uma nova forma de olhar a vida, de sentir a energia do dia e notar a evoluĆ§Ć£o da natureza a cada novo dia. GeraƧƵes de artistas estudaram essa sĆ©rie e milhƵes de pessoas mudaram suas concepƧƵes sobre a vida apĆ³s verem as obras.

Curta a natureza com as obras de Monet

NenuĢfares, de Claude Monet

Sentindo a natureza – Monet dizia que a pintura deveria mostrar o reflexo da luz em um determinado momento, sempre lembrando que as cores da natureza mudam todos os dias, conforme a incidĆŖncia do sol. Seus quadros sĆ£o como fotos veiculadas em mĆ­dias sociais, com o uso diferentes filtros e cores, fazendo com que cada resultado seja completamente diferente dos anteriores. Ele mostrava paisagens e objetos sem fazer contornos, com sombras luminosas e coloridas, gerando uma impressĆ£o visual muito impactante. O preto nĆ£o existia nessas pinturas, enquanto um amarelo prĆ³ximo a um violeta criava um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos pintores acadĆŖmicos da Ć©poca. Ele nĆ£o misturava tons. Usava cores puras e conseguia diferentes tonalidades com pequenas pinceladas e sobreposiĆ§Ć£o.

Olhar para seus quadros Ć© como sentir a natureza na plenitude, sendo que cada detalhe faz a diferenƧa. Essa conexĆ£o permitiu que continuasse pintando mesmo depois de ter catarata no final de sua vida. A jornada de pintura ao ar livre, com excesso de sol, fez com que sua vista apresentasse problemas e as operaƧƵes na Ć©poca nĆ£o eram tĆ£o fĆ”ceis e seguras como as de hoje em dia. Mesmo com doenƧa e com uma cirurgia com os recursos da Ć©poca, Monet nĆ£o parou de pintar, mas nota-se esse perĆ­odo pelo uso de cores mais fortes como o vermelho. Morreu vĆ­tima de um cĆ¢ncer de pulmĆ£o. AgradeƧo todos os dias pela alegria de despertar olhando sempre para uma reproduĆ§Ć£o de um de seus quadros. Desejo que suas obras preencham a vida de todos, nesse perĆ­odo desafiador de COVID-19 no qual vivemos.

Escreva para sugerir um tema ou para contar algo sobre seu artista preferido. Adoro boas histĆ³rias! (Instagram Keka Consiglio).