Curitiba registra mínima de 5°C e chuvas intensas atingem litoral da Bahia e Sergipe

Fernando Frazão/Agência Brasil
A segunda-feira (7) será marcada por extremos climáticos no Brasil Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A semana começa com contrastes climáticos no Brasil nesta segunda-feira, dia 7. Enquanto o Sul enfrenta o amanhecer mais gelado do País — com Curitiba registrando mínima de apenas 5°C e possibilidade de geada —, o Nordeste lida com chuvas volumosas que colocam parte da região em estado de alerta.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas mais afetadas pelas chuvas estão nos estados da Bahia e Sergipe. Há previsão de precipitações entre 50 a 100 mm/dia no nordeste baiano, região metropolitana de Salvador e litoral sergipano, o que pode gerar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis. Em Aracaju, por exemplo, o dia será marcado por muitas nuvens e chuva ao longo de todo o período, com mínima de 22°C e máxima de 28°C.

O Inmet recomenda que moradores dessas regiões evitem sair durante o mau tempo, observem sinais de alteração em encostas e tomem precauções com equipamentos elétricos e instalações domésticas. Em cidades com histórico de inundações, é aconselhável proteger documentos e pertences em sacos plásticos.

Já na capital paranaense, o frio intenso deve persistir ao longo do dia, com céu limpo durante a tarde e temperaturas máximas que não passam dos 17°C. A massa de ar frio que atua sobre a Região Sul também derruba os termômetros em Porto Alegre (mínima de 7°C) e em São Paulo, que amanhece com 8°C e nevoeiro em pontos isolados.

No Norte, a chuva também dá o tom do dia, especialmente no Pará, Amapá, Amazonas e Roraima. Belém, Manaus, Macapá e Boa Vista terão pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia e umidade relativa do ar próxima de 100%.

Nessas áreas, os acumulados podem chegar a 50 mm/dia, acompanhados por ventos de até 60 km/h, exigindo atenção da população para o risco de quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas.

Enquanto isso, o Centro-Oeste e parte do Sudeste seguem com tempo firme, temperaturas amenas pela manhã e céu claro à tarde, como em Brasília e Goiânia. Já no interior do País, cidades como Palmas e Cuiabá enfrentam calor intenso, com máximas acima dos 32°C e umidade do ar abaixo dos 30%.