MOSCOU, 25 JUL (ANSA) – O Kremlin disse nesta sexta-feira (25) que “é improvável” que uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, aconteça até o final de agosto, como Kiev solicitou.
“Organizar a cúpula exige um trabalho preliminar complexo”, explicou o porta-voz russo, Dmitry Peskov, após o presidente da Ucrânia anunciar que os negociadores de Moscou começaram a discutir a possível reunião.
Em declaração à imprensa, o representante russo enfatizou que o encontro entre Putin e Zelensky deve ser o passo final para a assinatura de um acordo de paz.
“Atualmente, as abordagens ao rascunho dos memorandos” que a Rússia e a Ucrânia “trocaram durante a segunda rodada de negociações” em Istambul, em 2 de junho, “são diametralmente opostas” e, portanto, “é improvável que um acordo possa ser alcançado da noite para o dia”, acrescentou.
Mais cedo, Zelensky afirmou que é preciso acabar com esta guerra, depois que as forças russas atacaram a Ucrânia na noite passada com dois mísseis balísticos e 61 drones de vários tipos, anunciou a Força Aérea de Kiev no Telegram.
De acordo com comunicado, as defesas aéreas ucranianas abateram ou neutralizaram (com sistemas de guerra eletrônica) um total de 54 veículos aéreos não tripulados inimigos. Drones russos atingiram quatro locais e outros dois foram atingidos por destroços. (ANSA).