Cúpula dos Povos constata fragilidade do Disque 100 e pede ao Governo melhorias no serviço

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Cúpula dos Povos constata fragilidade do Disque 100 e pede ao Governo melhorias no serviço

Divulgação
Foto: Divulgação

Integrantes da Cúpula dos Povos Rio+30 – que reúne 180 organizações da sociedade civil – estão alarmados com o aumento da violência contra quilombolas, indígenas, camponeses, jovens, mulheres, LGBTQI+ e negros entre outros povos mais vulneráveis.

Para reverter o quadro, a Cúpula inicia no próximo dia 22 de março, em Brasília, uma série de reuniões com autoridades dos três poderes para tentar passar a real situação no cotidiano de populações negligenciadas.

Entre várias propostas que serão levadas pela Cúpula às autoridades há o urgente aprimoramento do “Disque 100”, com a definição de protocolos de encaminhamento para casos de intolerância religiosa e racismo para garantir segurança e assistência social imediata às vítimas.

Há uma percepção das entidades que os registros sem acompanhamento posterior deixam também as estatísticas vulneráveis a denúncias falsas incentivadas pelo fundamentalismo religioso.