Sempre que falo de cultura empresarial, a primeira reação dos donos de empresas é achar que isso é conversa fiada. Entendo completamente a visão deles, uma vez que o conceito pode ser algo um pouco nebuloso.

Por outro lado, posso afirmar com convicção que cultura é um dos pilares mais importantes da sua empresa. Afetando indiretamente a receita e o lucro, mas também garantido vantagens competitivas para o seu negócio.

Eu gosto de usar o exemplo da Igreja Católica para elucidar o quanto cultura é importante.  Durante muitos anos a maior religião do mundo, o catolicismo não conseguiria ter crescido se não fosse a padronização da experiência de seus fiéis. Para fazer isso foi fundamental a criação de uma cultura organizacional entre igrejas de diferentes locais. Isso era levado tão a sério, que a igreja inventou um sistema para padronizar inclusive as músicas tocadas. Assim, teve início o que hoje conhecemos como partituras.

Mas, afinal, o que é cultura empresarial? Você encontrará na literatura diferentes vertentes. Eu defino como um conjunto de símbolos, rituais e condutas. Gosto desta forma, pois torna cultura mais palpável.

Voltando ao exemplo da Igreja Católica. Ela contempla símbolos bem definidos, como Cristo, Deus, a cruz, a hóstia, apóstolos, dentre outros. Possui rituais bem definidos: o batismo, a primeira comunhão, a missa, entre outros. Por último, ela dispõe de um código de conduta muito bem estabelecido na Bíblia como os 10 Mandamentos.

Ter uma cultura sólida foi fundamental para Igreja Católica perdurar por tanto tempo. O mesmo se dá com empresas. Veja o Google. Perderíamos horas analisando as diferentes formas que a empresa usa para manter uma cultura de inovação.

Espero ter transmitido o quanto cultura é um aspecto central para toda e qualquer organização. Caso tenha dúvidas sobre o assunto ficamos a disposição para mitigá-las. Acompanhe nossa coluna para entender mais sobre cultura empresarial.