06/11/2024 - 9:37
A cada dia que passa a ciência compreende melhor a necessidade de cuidar dos microbiomas que compõem mais da metade do organismo humano. Isso mesmo: apenas 43% das nossas células são humanas. O restante é de microorganismos.
Já tomamos iogurtes e lactobacilos vivos para alimentar a flora intestinal e vemos literalmente na pele os resultados das melhorias na alimentação. Agora estamos aprendendo a cuidar diretamente dos microbiomas que habitam a pele.
Essa é a nova onda tecnológica do skincare: ativos que alimentam e fortalecem as bactérias do bem. Hoje trago dois exemplos super interessantes.
Skincare que fortalece os microbiomas
O primeiro é um ativo que nasceu dos estudos científicos sobre populações selváticas. Os pesquisadores perceberam que a qualidade da pele de pessoas que moravam na selva é bem melhor do que de quem mora na cidade e que isso se devia à diversidade de sua microbiota cutânea. Assim foi criado Fensebiome, um ativo cosmético com ação prebiótica e probiótico-like de uso tópico que pode ser adicionado ao seu creme manipulado diário, ajudando a equilibrar a microbiota cutânea, reduzindo assim o número de microrganismos causadores de doenças, além de melhorar a hidratação da pele em mais de 60%.
Leia mais
Como tirar cravos do nariz em casa sem acabar com a sua pele
6 ingredientes de produto de beleza que você deve ficar longe
Afinal, o que é kombucha e para que serve?
O segundo é uma novidade incrível: Probio Mask, Máscara facial em pó que se transforma em sorbet quando em contato com água. Contém prebióticos e probióticos liofilizados (Lactobacillus casei e acidophillus) que auxiliam no equilíbrio da microbiota da pele, além de conter extrato de alga vermelha (com ação hidratante, anti-irritante e firmadora) e amido de arroz, proporcionando um sensorial elegante que oferece suavidade e maciez instantânea para à pele.
Onde encontrar estes ativos?
Exclusivamente em farmácias de manipulação. Eles podem ser combinados com outros para criar a fórmula perfeita para sua pele.
Cuide bem dos seus “bichinhos do bem” e até a próxima,