Saúde da mulher

Cuidados especiais com os cabelos no verão

Crédito: Freepik

Apesar de ter diversos efeitos positivos para a saúde e o bem-estar, o verão pode maltratar até os cabelos mais saudáveis. Por isso, é necessário adotar alguns cuidados especiais com os fios na estação mais quente do ano.

+ Pré-shampoo potencializa a hidratação e pode evitar a queda; saiba como fazer

+ Seus lábios merecem cuidados especiais no verão; saiba quais são eles

Segundo a hairstylist Cainã Vieira, secador e chapinha não são as únicas fontes de calor prejudiciais aos cabelos: os raios solares também contribuem para que os fios desbotem e ressequem. Além disso, os dias quentes são propícios para banhos de mar e de piscina, que também podem interferir na saúde das madeixas. 

Quem vai à praia deve se atentar à combinação de sal e sol. Isso porque a fonte de calor abre a cutícula dos fios, dando condições para que a água salgada resseque toda a hidratação ali presente. E quem prefere piscina também não está livre dos cuidados: segundo Cainã, o ácido presente no cloro é outro fator que contribui para a abertura das cutículas capilares, e o cabelo molhado pode absorver os agentes químicos mais facilmente. Essa combinação ocasiona a mudança de pH dos fios, e além de alterar a cor — principalmente nas loiras —, ela ainda causa opacidade e queda. 

Se você acredita que seus cabelos estão sofrendo a influência do verão, fique atenta aos sintomas: de acordo com a cabeleireira, ressecamento, porosidade e fios quebradiços indicam que suas madeixas precisam de atenção. Ela recomenda o cronograma capilar focado, principalmente no verão, em hidratação e nutrição dos fios. Além disso, antes de curtir o sol, Cainã aconselha a aplicação de leave-in, máscara capilar ou até mesmo um pouco de condicionador nos cabelos, para selar as cutículas e evitar a entrada de cloro, metais pesados e ressecamento. Especialmente nessa época do ano, evite banhos de água muito quente e dê preferência aos produtos de cabelo que tenham filtro solar em sua composição.

Cuidados específicos para cada tipo de cabelo

Cabelos descoloridos e com química

Pixabay

Enxágue: de acordo com o blog da rede Jacques Janine, de onde são as informações a seguir, o enxágue é um cuidado simples que pode fazer toda a diferença no cuidado com as madeixas. Por isso, após um mergulho no mar ou na piscina, lave os cabelos com água corrente para evitar a perda de nutrientes.

Evite cabelo verde: loiras que tenham os cabelos descoloridos podem lavar os cabelos com água corrente antes do mergulho na piscina, pois isso dificulta que o sulfato de cobre, responsável por esverdear os fios, penetre. Além disso, utilizar shampoo antirresíduos pode ajudar. No entanto, quem descoloriu os fios há menos de um mês deve passar longe do cloro.

Cabelos cacheados e crespos

Pexels

Fique longe do calor excessivo: além de serem naturalmente mais secos, os cabelos cacheados e crespos são muito sensíveis às altas temperaturas. Portanto, a água do chuveiro e a temperatura do secador devem estar sempre amenas.

Utilize os produtos corretos: “Sempre ao término do mar ou da piscina, utilize shampoos específicos, de preferência os veganos, que limpam os fios de uma forma adequada e deixam a oleosidade no fio”, orienta Tiago Costa, cabeleireiro da rede. Ele ainda recomenda realizar uma hidratação com máscara específica para cada tipo de curvatura uma vez na semana. 

Faça umectação: a umectação é uma técnica que tem o objetivo de devolver os nutrientes perdidos aos cabelos por meio de óleos naturais. Para os cabelos cacheados, Tiago recomenda o uso dos óleos de girassol, abacate e amêndoas, mas aconselha passar longe do óleo de coco ou azeites.

Todos os tipos de cabelo

Freepik

Prenda os cabelos: evitar o contato dos fios com a água salgada, sulfatos e cloro é a melhor opção. Para isso, você pode apostar em um coque alto ou rabo de cavalo.

Evite fontes de calor: durante o verão o cabelo já tende a ficar exposto ao sol em excesso, por isso, quanto menos fontes de calor, melhor. Evite ferramentas térmicas como secador e chapinha e utilize protetores térmicos com proteção UV.

Cuidados antes e depois: para preservar a saúde dos cabelos, você pode realizar umectação noturna na noite anterior à exposição ao sol. Após a exposição, não dispense a hidratação.