Saúde da mulher

Cuidados com a pele a partir dos 20 anos retarda o envelhecimento; veja o que fazer

Cuidados com a pele a partir dos 20 anos retarda o envelhecimento; veja o que fazer

Quantos antes começam os cuidados com a pele, mais eficaz será a ação de combate ao envelhecimento precoce. Embora o envelhecimento seja inevitável e natural, a partir dos 20 anos, é ideal iniciar uma rotina dedicada à derme, porque além de evitar problemas, como câncer de pele, também pode prolongar a jovialidade, evitando tratamentos mais invasivos a longo prazo para amenizar os sinais.

+ Veja como lavar o rosto corretamente para manter a eficiência dos produtos de beleza

+ Bioestimulador de colágeno: técnica retarda o envelhecimento do rosto e corpo

Independente da boa qualidade de sua pele na casa dos 20 anos, os cuidados não devem ser negligenciados. “A pele jovem precisa ser protegida da perda de umidade e da exposição ao sol, o que pode resultar em envelhecimento prematuro da derme”, diz a dermatologista Eileen Tan ao “CNA Lifestyle”.

Os cuidados básicos incluem práticas saudáveis, como evitar o tabagismo, ter boa alimentação e consumir pelo menos dois litros de água diariamente. Além desses hábitos, é preciso manter uma rotina, pela manhã e noite, com produtos faciais ideias para o seu tipo de pele —normal, seca, mista ou oleosa — com foco em higienização, hidratação e proteção solar.

Cuidados avançados

Além da rotina essencial, para potencializar os resultados, vale incluir produtos mais avançados, de acordo com suas necessidades. Séruns são boas opções, vale apostar em fórmula com ácido hialurônico, que promove maior hidratação e viço. Eileen Tan ainda recomenda o uso de vitamina C, que ilumina a pele, bem como o de retinoides tópicos, como retinol e tretinoína, sendo normalmente usados ​​para tratar acne ou clarear cicatrizes e pigmentação.

Produtos para a pele à base de ácido também podem ajudar a manter a jovialidade. “Os BHAs (beta-hidroxiácidos) têm propriedades anti-inflamatórias. O ácido salicílico, o BHA mais conhecido, pode penetrar nos poros e dissolver o excesso de oleosidade. Já os AHAs (alfa-hidroxiácido), como o ácido glicólico e o ácido lático, oferecem propriedades esfoliantes por meios químicos. Um esfoliante facial contendo AHA ou ácidos mais suaves pode ajudar na renovação celular e, em simultâneo, tratar a acne. No entanto, se você não tem certeza de como sua pele vai reagir a esses produtos, é melhor consultar um dermatologista antes de usá-los”, explica a especialista.

Embora pareça essencial, creme para os olhos é opcional para as mulheres na casa dos 20 anos que estejam seguindo uma rotina básica de cuidados com a pele, afirma a dermatologista. Para quem deseja aderir ao uso, vale apostar em fórmula livre de óleo e específica para a pele jovem.

Procurar por um dermatologista também é importante. Somente um profissional poderá avaliar sua pele individualmente e indicar tratamentos com base em suas necessidades.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio