Com a ascensão da internet temos também a criação de diferentes formas de anúncios online. Com isto surgiu uma nova profissão que é chamada de gestor de tráfego, aquele que gerencia os anúncios online e, algumas vezes, tráfego orgânico. Conjuntamente com isso surgiram os gurus do mercado, além de pessoas que oferecem este serviço para empresas. Grande maioria destes gurus se vendem com duas frases; tráfego pago é a única forma de vender atualmente ou é a melhor forma de vender atualmente. Gestor de tráfego é uma das profissões mais bem pagas do mercado. Se olhar com calma estes dois argumentos., verá que não é bem assim.

Primeiramente, uma equipe de marketing digital geralmente é composta por um gestor de tráfego, um designer, um copywriter e um gerente de marketing. Convido você a pesquisar em sites como Glassdoor.com e verá que a gerente de marketing claramente ganha mais, enquanto os outros cargos possuem uma remuneração bem parecida. Então, não podemos falar que gestão de tráfego é uma profissão super bem remunerada, fica bem abaixo de um analista de dados, por exemplo.

Mas aqui as pessoas dizem; não é assim, fulano ganhou fortunas com gestão de tráfego. Minha resposta é que não duvido. Mas, provavelmente, ele não é um assalariado, e sim um empreendedor. Aqui vale a mesma coisa, empreendedores podem ganhar muito dinheiro em diferentes áreas, isto não é exclusivo a gestão de tráfego.

Com isto sobra o argumento que mais me assusta e por isto deixei para o final. Falar que tráfego pago é única forma de vender atualmente é ter uma visão limitada, além de arrogante. Temos mais de 20 formas de vender um produto ou serviço, inclusive na internet há outras formas de vender, como marketing de influência e sistema de afiliados. Veja, não estou dizendo que anúncios online não são uma boa forma de vender, mas com certeza não é a única, e vou além, muitas vezes não é a melhor.

Talvez o exemplo mais óbvio seja a indústria farmacêutica. Tente achar um anúncio no Google de alguma farmacêutica, talvez até ache, mais serão raros. Agora fica a pergunta, será que uma empresa tão grande como a Medley é tão míope para não ver o enorme potencial de anunciar online? Duvido, para mim a resposta mais sensata é que farmacêuticas sabem que a receita do médico é o que conta. As pessoas escolhem qual remédio tomar pelo médico, não por uma pesquisa no google, pelo menos a maioria funciona assim. Por tanto a melhor estratégia das farmacêuticas é investir em relacionamento com médicos, exatamente o que elas fazem, pagando almoços, congressos, dentre outras ações.

Poderia citar inúmeros outros casos de ramos de atuação que vejo usar outras estratégias que não tráfego pago. A pergunta que você deve estar se fazendo é: tá bom, então como eu sei qual é a melhor estratégia? A resposta para esta pergunta deixaria este texto muito longo. Por hora o que lhe digo é que envolve um conhecimento profundo da jornada de compra do seu cliente, de uma avaliação do que outros players do mercado fazem, de uma estratégia bem definida e tentativa e erro, todos estes sempre com o acompanhamento de indicadores.

Espero ter elucidado bem os motivos de avaliar outras estratégias de venda que não sejam anúncio online. Caso tenha ficado alguma dúvida fique à vontade para mandar um e-mail e até a próxima.