Com dois gols nos acréscimos, aos 47 e aos 48 minutos do segundo tempo, o Cuiabá venceu a Chapecoense, por 2 a 1, de virada, nesta sexta-feira à noite, na Arena Pantanal, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com sua quarta vitória em cinco jogos, o time de Mato Grosso assumiu a liderança provisória, com 13 pontos, dois à frente do Paraná, que no sábado vai enfrentar o Vitória, em Salvador (BA).

A Chapecoense sofreu sua primeira derrota em cinco jogos e continua com 10 pontos, em terceiro lugar. A sua defesa não tinha sofrido até então nenhum gol, porém caiu nos últimos minutos, quando a vitória parecia certa.

Na Arena Pantanal, a Chapecoense surpreendeu ao adotar uma postura ofensiva no início de jogo. Já tinha feito isso na vitória por 1 a 0 em cima do Cruzeiro, na última rodada. O técnico Umberto Louzer repetiu a receita e funcionou.

Aos seis minutos, numa descida de Paulinho Mocellin pela esquerda, ele tentou o passe duas vezes para Anselmo Ramon. Sem conseguir, pegou a bola tocada na defesa para invadir a grande área e chutar no alto pra abrir o placar.

O Cuiabá demorou para se recompor, mas ameaçou aos 20 minutos num chute forte de Felipe Ferreira que o goleiro João Ricardo espalmou. O time da casa teve maior volume de jogo no primeiro tempo, porém, sem criar no ataque e sem finalizar. O time catarinense se fixou na defesa sem ter outra chance para ampliar.

O segundo tempo começou com o Cuiabá marcando adiantado, empurrando a Chapecoense para seu campo defensivo. Mas as duas linhas defensivas do visitante se mantinham firmes, por conta de muito sincronismo.

Aos 6, ocorreram duas expulsões, uma para cada lado. Num lance na lateral, Hayner acertou a barriga de Anselmo Ramon, que revidou com um tapa no rosto do adversário. O auxiliar Clariston Clay Barreto Rios viu bem o lance e alertou o árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior, que expulsou os dois atletas.

O desenho do jogo, a parti daí, ficou bem definido. O Cuiabá na pressão, no ataque e atrás do empate, enquanto a Chapecoense se manteve atrás na espera do contra-ataque para liquidar o jogo. O Cuiabá sem alternativa, insistiu em levantar as bolas na grande área, facilitando os altos defensores adversários e as saída de gols do goleiro João Ricardo.

Mas nos acréscimos a jogada funcionou. O cruzamento veio da esquerda e o zagueiro Anderson Conceição apareceu na área para cabecear no ângulo, aos 47 minutos. No minuto seguinte, outro cruzamento, agora rasteiro da esquerda, e a bola ficou com Yago. Ele ajeitou a bola e bateu de perna esquerda no canto, virando o placar aos 48 minutos.

Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira pela sétima rodada. Às 17 horas, o Cuiabá vai enfrentar o Botafogo, em Ribeirão Preto (SP). Um pouco mais tarde, às 20h30, a Chapecoense volta à Arena Condá, onde vai receber o Juventude.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ 2 x 1 CHAPECOENSE

CUIABÁ – João Carlos; Hayner, Everton Sena, Anderson Conceição e Romário; Auremir (Lucas Ramon), Rafael Gava (Fabrício Daniel), Elvis (Matheus Barbosa) e Felipe Ferreira (Yago); Jenison e Felipe Marques (Maxwell). Técnico: Marcelo Chamusca.

CHAPECOENSE – João Ricardo; Ezequiel (Vini Locatelli e depois Rone), Joílson, Luiz Otávio e Alan Ruschel; Willian Oliveira, Anderson Leite (Ronei), Aylon (Rafael Santos) e Matheus Ribeiro; Paulinho Mocellin (Paulinho) e Anselmo Ramon. Técnico: Umberto Louzer.

GOL – Paulinho Mocellin, aos 6 minutos do primeiro tempo. Anderson Conceição, aos 47, e Yago, aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Maxwell e Lucas Ramon (Cuiabá). Paulinho Moccelin e Alan Ruschel (Chapecoense).

CARTÕES VERMELHOS – Hayner (Cuiabá). Anselmo Ramon (Chapecoense).

ÁRBITRO – Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE).

RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.

LOCAL – Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).