Em duelo direto contra o rebaixamento, Cuiabá e Ceará se enfrentam neste sábado, às 19h, na Arena Pantanal, pela abertura da 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes ainda não engrenaram dentro da competição e precisam pontuar para não ficar na zona de rebaixamento.

O Cuiabá vem de derrota para o Flamengo por 2 a 0, no Maracanã, resultado que deixou o time do Mato Grosso com apenas 12 pontos, na frente apenas de Juventude (10) e Fortaleza (7). O time ainda tenta se adaptar ao estilo do técnico português António Oliveira. O Ceará, por sua vez, busca digerir o golpe de ter perdido o técnico Dorival Júnior para o Flamengo. Marquinhos Santos assumiu, mas os cearenses seguem ameaçados, com 15 pontos. Na última rodada, no Castelão, empatou com o Atlético Mineiro por 0 a 0.

Para este duelo, António Oliveira ainda não vai contar com o meia Pepê, vetado contra o Flamengo por causa de dores na cabeça, sofrida por uma pancada durante o jogo contra o Red Bull Bragantino. Os médicos fazem o acompanhamento e só pretendem liberá-lo na próxima terça-feira, dia 21. Rafael Gava e Rodriguinho brigam por esta vaga no meio-campo.

“O Cuiabá precisa pensar grande. Juntos caminhamos todos no mesmo caminho, para atingirmos os objetivos da diretoria. Porque se formos pensar somente no limite, que é atingir a manutenção, no máximo só vamos atingir isso. Portanto, precisamos pensar alto, alterar a mentalidade do clube, fazê-lo crescer cada vez mais. É uma das minhas missões, ajudar esse clube a crescer não só dentro do campo, mas também fora dele”, discursa António Oliveira, tentando implantar a sua filosofia de trabalho.

Do outro lado, o Ceará, de Marquinhos Santos, não terá o volante Richard Coelho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O treinador não poderá contar ainda com o atacante Dentinho, vetado pelo departamento médico, e não sabe se terá Mendoza, que deixou o campo na última rodada lesionado. Erick está de olho na vaga.

“O calendário brasileiro, nós entendemos e não concordamos. Nós não somos máquinas. Em relação ao Mendoza, vamos aguardar os exames de imagens para ter uma ideia da situação do quadro dele, mas já é um reflexo do número de jogos que a gente tem disputado”, completou Marquinhos Santos.