A conversa entre Ricardo Gomes e o técnico Cuca durou três horas. Aconteceu nesta segunda-feira de manhã. Cuca acertou contrato para dirigir o Santos e comemorou a volta ao trabalho. “Feliz com o acerto com o Santos após um ano sem trabalhar para poder resolver questões pessoais. Amanhã estarei aí”, disse Cuca através da assessoria de imprensa.

Segundo Gomes, executivo de futebol do clube santista, Cuca tem duas características que agradam: “Ele é experiente e gosta de futebol ofensivo”. O técnico vem com a experiência da conquista da Libertadores de 2013, quando dirigiu o Atlético Mineiro. “Estou renovado e motivado por assumir esse grande desafio. Muito feliz e muito confiante”, disse.

Cuca foi o terceiro profissional que o Santos procurou em uma semana. Gomes conversou com Zé Ricardo e com Vanderlei Luxemburgo. Os dois toparam, em princípio, dirigir o time. Zé sofreu resistência no conselho gestor. Luxa pediu mais do que o Santos ofereceu.

O novo treinador do Santos topou a tarefa de pegar o time em má situação no Campeonato Brasileiro (16º lugar, na borda do grupo do rebaixamento), disputar as quartas de final da Copa do Brasil (encara o Cruzeiro nesta quarta-feira) e a Libertadores (oitavas contra o Independiente).

O time ainda está em formação. Este é o desafio. Conseguir resultados imediatos. Gomes sabe que ofereceu um desafio e tanto. “Vou fazer de tudo para que Cuca cumpra o contrato até o fim”, disse depois de lembrar que “a pressão sofrida pelo técnico no Brasil e inenarrável”.