Cuba converte dívida com Espanha, mas atraso de pagamentos preocupa

Cuba converte dívida com Espanha, mas atraso de pagamentos preocupa

Cuba converterá em investimentos 375 milhões de euros de dívida com a Espanha, país que está preocupado com o não pagamento de outros 300 milhões que a ilha deve a empresas ibéricas – informou nesta segunda-feira (6) a ministra da Indústria, Comércio Exterior e Turismo da Espanha, Reyes Maroto.

“O fundo de contravalor que será ativado por 375 milhões de euros é uma boa notícia que nos permitirá continuar desenvolvendo investimentos de empresas espanholas em Cuba e fortalecendo seus laços”, disse a ministra em entrevista coletiva em Havana.

O anúncio surge em um momento em que os Estados Unidos intensificam o embargo econômico que vem sendo aplicado contra Cuba desde 1962, enquanto a União Europeia se torna o maior parceiro comercial da ilha.

Por meio de um programa de conversão de dívidas, parte do dinheiro que Cuba ainda deve para a Espanha vai para projetos de investimento que basicamente facilitam o desempenho de empresas espanholas com presença na ilha.

Cuba já conseguiu converter 40 milhões de euros de dívida com a Espanha em 16 projetos que facilitaram as operações das empresas espanholas de embalagens, fabricação de rum, construção, sistema ferroviário, perfumaria, entre outros, após um acordo assinado em 2015.

A visita da ministra a Cuba faz parte das atividades da Feira Internacional de Turismo que ocorre esta semana na ilha. Maroto se reuniu com 120 empresários espanhóis, a maioria deles presentes em Cuba no turismo e na indústria.