Cruzeiro tenta carimbar vaga na Libertadores contra o desesperado Juventude no Brasileirão

Se parece difícil ao Cruzeiro chegar ao título brasileiro, ele se mantém com a firme disposição de confirmar a vaga direta na Copa Libertadores de 2026. É com este objetivo que o time mineiro enfrenta o Juventude, nesta quinta-feira (20), às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

O Cruzeiro está confortável na parte de cima da tabela. Com 64 pontos e ocupando a terceira posição, o time de Leonardo Jardim pode garantir antecipadamente a vaga direta na Libertadores dependendo da combinação de resultados da rodada. Está há oito jogos sem perder, com cinco empates e três vitórias.

Mesmo embalado, o técnico português terá desfalques importantes: o volante Christian, o meia Matheus Pereira e o atacante Arroyo receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols com o Fluminense e estão fora, assim como o volante Walace.

A boa notícia fica por conta do retorno do capitão Lucas Silva, que cumpriu suspensão. O zagueiro Fabrício Bruno, que esteve com a seleção brasileira nos amistosos contra Senegal e Tunísia, também volta a ficar à disposição. A tendência é que Eduardo, Sinisterra e Gabigol assumam as vagas no meio e no ataque.

O Juventude renovou sua esperança após bater o Vasco por 3 a 1 fora de casa, resultado que deu novo fôlego na briga para deixar o Z-4 – grupo de rebaixados. Mesmo assim, o time de Thiago Carpini inicia a rodada com 32 pontos.

Carpini, porém, convive com uma série de problemas: Rodrigo Sam cumpre suspensão, Wilker Ángel segue como dúvida por lesão muscular e Gilberto, com contusão grau II na coxa, só deve retornar na próxima semana. Além disso, nove integrantes estão pendurados, incluindo titulares como Nenê, Caíque e Marcos Paulo.

Com tantas ausências e riscos de suspensão, Carpini pode abandonar o esquema com três zagueiros e reforçar o meio-campo com Jadson ou Luis Mandaca. Caso mantenha a linha de três, Abner e Marcos Paulo surgem como alternativas.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE X CRUZEIRO

JUVENTUDE – Jandrei; Luan Freitas, Abner e Marcos Paulo; Igor Formiga, Caíque, Daniel Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.

CRUZEIRO – Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero e Eduardo; Sinisterra, Gabigol e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

ÁRBITRO – Sávio Pereira Sampaio (DF).

HORÁRIO – 16h.

LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).