A diretoria de futebol do Cruzeiro vai aproveitar que, nesta noite de quarta, o time mineiro vai enfrentar o Flamengo pela Libertadores, e dará uma passada na sede da CBF. Está marcada uma reunião seguida de almoço com dirigentes da Confederação. No cardápio, um DVD. Nele, imagens de nove lances de jogos do Campeonato Brasileiro. Segundo os cruzeirenses são todos erros cometidos pelos árbitros. Os cruzeirenses se sentem prejudicados. “A reunião é só com a gente.Vamos apresentar os erros até agora no Brasileirão”, disse Itair Machado, vice presidente de futebol.

Não se trata de novidade para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. O coronel Marcos Marinho lembra que, em média, recebe cerca de dois clubes por mês com DVDs e reclamações. Entram aqui agremiações das várias Séries do Brasileiro. “Recebemos sempre todos os clubes que se sentem prejudicados. Faz parte. Encaminhamos para o Ouvidor da Arbitragem para análise e parecer”, disse à Coluna do Boleiro.

A prática de compilar lances em discos de vídeo digitais já está ficando ultrapassada. A própria Comissão de Arbitragem coloca no site da CBF, imagens de lances duvidosos onde os homens do apito cometem erros ou acertos. “Temos na nossa central de análise todos os lances que concluímos como equívocos e já fizemos a retroalimentação com os árbitros envolvidos. Hoje, é assim que se processa o aprimoramento e monitoramento da arbitragem nas competições nacionais”, falou o coronel Marinho.

Traduzindo: ” retroalimentação” significa chamar o trio de arbitragem, mostrar os erros e dar bronca na turma; “aprimoramento e monitoramento” são análises das falhas em todos os jogos e, se preciso, o árbitro passa um período de orientação ou até um passeio nos jogos da Série B. O choro dos clubes é livre. “É esperado, principalmente dos clubes com problemas na tabela”, afirmou o homem forte da arbitragem brasileira.

Não chega a ser o caso do Cruzeiro, oitavo colocado do Brasileiro. Para os dirigentes do clube mineiro, o time estaria em melhor posição na classificação se os homens do apito não tivessem errado tanto.