A Croácia venceu a Letônia neste sábado (18) por 2 a 0 pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024 e ficou mais perto da classificação direta para o torneio, beneficiada pelo empate do País de Gales com a Armênia (1-1), que jogaram mais cedo, também pelo Grupo D.

Ciente de que a classificação automática estava em suas mãos após esse resultado, a Croácia – que foi terceira colocada na Copa do Mundo do Catar-2022 – começou em ritmo acelerado na partida disputada em Riga e encaminhou a vitória já nos primeiros 20 minutos.

O meio-campista Lovro Majer abriu o placar para os visitantes logo aos sete minutos e o atacante Andrej Kramaric aumentou a vantagem aos 16.

Os croatas vão para a última partida na terça-feira, precisando de uma vitória em casa sobre a Armênia para garantir sua vaga na Eurocopa da Alemanha que será disputada de junho a julho do próximo ano.

Mais cedo, em Yerevan, o País de Gales voltou a decepcionar diante da Armênia, que é apenas a 95ª colocada do ranking da Fifa.

Lucas Zelarayan abriu o placar para os armênios aos 5 minutos de jogo e os visitantes empataram com um gol contra de Nair Tyknizyan nos acréscimos do primeiro tempo (45’+2).

Com 11 pontos, os galeses estão agora em terceiro lugar no seu grupo D – cinco pontos atrás da já classificada Turquia e dois atrás da agora vice-líder Croácia.

“Estamos desapontados, é claro, queríamos a vitória”, disse o técnico galês Rob Page após o jogo. “Temos que nos recompor e encerrar com um bom desempenho na terça-feira”, acrescentou.

O País de Gales ainda deve ter uma segunda chance de disputar uma repescagem de dois jogos graças à sua posição no ranking da Liga das Nações.

“Estamos ansiosos para terminar embalados [na fase de grupos] mas se for nos playoffs em março, então vamos encarar esse desafio”.

kca/lve/gk/aam