A Croácia, atual vice-campeã mundial, se classificou para as oitavas de final da Eurocopa ao vencer e eliminar a Escócia (3-1) nesta terça-feira em Glasgow.

Os croatas marcaram o primeiro gol aos 17 minutos com Nikola Vlasic depois de uma boa triangulação, mas a Escócia não desanimou e empatou por meio de Callum McGregor de fora da área pouco antes do intervalo (42).

Luka Modric, com um belo chute de trivela de fora da área (62), e Ivan Perisic, com uma cabeçada após um escanteio (77), decretaram a vitória.

Modric ganhou elogios do técnico da Croácia, Zlatko Dalic. “Qualquer coisa que eu dissesse sobre o Luka não seria suficiente. Estou muito orgulhoso de ter um jogador assim como parte da nossa equipe.”

Com este 3 a 1 a favor da Croácia e a vitória da Inglaterra sobre a República Tcheca (1-0) também nesta terça-feira no estádio de Wembley, a classificação do Grupo D ficou assim: os ingleses em primeiro lugar com 7 pontos, os croatas em segundo com 4, mesma pontuação da República Tcheca, que avançou às oitavas como um dos melhores terceiros.

A eliminada Escócia terminou em último lugar com 1 ponto e apenas um ponto marcado.

Ao terminar a fase de grupos como líder, a Inglaterra vai voltar a jogar na próxima terça-feira diante de sua torcida, às 13h (horário de Brasília) contra o segundo colocado do Grupo F nas oitavas, enquanto a Croácia enfrentará o segundo do grupo E na segunda-feira, também às 13h (de Brasília) em Copenhague, na Dinamarca.

Nesta quarta-feira os tchecos vão saber quem será seu adversário.

A Escócia entrou em campo em Hampden Park com mais força nesta terça. Mas os croatas não pareciam muito incomodados com isso.

Na lateral esquerda, John McGinn cruzou no centro da área da seleção dos Balcãs e o atacante Che Adams ficou a poucos centímetros de concluir (6).

– Escócia não se rende –

O atacante do Southampton tentou então com um chute dentro da área, mas a bola foi para muito longe (10).

Os vice-campeões mundiais começaram a tocar mais a bola e melhor, para desacelerar o ritmo frenético escocês. Como resultado desses passes, veio seu primeiro gol.

O lateral Josip Juranovic cruzou da direita para a segunda trave da meta escocesa. Ivan Perisic dominou a bola com a cabeça e deixou livre para Vlasic, que mesmo caindo conseguiu finalizar de pé esquerdo para o fundo da rede (17).

Após ficar 23 anos ausente de uma fase final de um grande torneio internacional (na Copa do Mundo de 1998 na França) a Escócia não ia se entregar rapidamente.

Não demorou dez minutos para que voltasse a gerar perigo, embora tenha sido graças a uma falha de Modric.

O meia do Real Madrid deu de presente uma bola perto de sua área e Andy Robertson colocou na altura da marca do pênalti. O zagueiro Domagoj Vida ia afastar mas escorregou e permitiu o chute de Lyndon Dykes, que não conseguiu concluir bem (24).

Mas perto do intervalo, McGregor pegou um rebote na meia-lua da área croata e marcou de direita com um chute bem colocado (42).

– Golaço de Modric –

No segundo tempo, a Croácia teve as melhores oportunidades. Primeiro foi o lateral-esquerdo Josko Gvardiol, que ficou sozinho na frente do goleiro David Marshall, que interceptou (50).

Então veio um dos gols mais bonitos da Eurocopa-2020 até o momento. Com a defesa escocesa fechada na própria área, os croatas tocavam a bola na frente, até que Mateo Kovacic viu Modric chegar de trás.

O vencedor da Bola de Ouro de 2018 bateu forte com a parte externa do pé direito, de fora da área, sua ‘marca registrável’ (62), sem chances para Marshall.

Os escoceses foram perdendo o ímpeto e as chances de virar o placar, quando, faltando pouco mais de dez minutos para o final, Perisic decretou a vitória croata com uma cabeçada em que desviou para as redes um escanteio do próprio Modric (77).

— Jogos e classificação do Grupo D da Eurocopa:

— Já disputados:

Escócia – República Tcheca 0 – 2

Inglaterra – Croácia 1 – 0

Inglaterra – Escócia 0 – 0

Croácia – República Tcheca 1 – 1

República Tcheca – Inglaterra 0 – 1

Croácia – Escócia 3 – 1

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. Inglaterra 7 3 2 1 0 2 0 2

2. Croácia 4 3 1 1 1 4 3 1

3. República Tcheca 4 3 1 1 1 3 2 1

4. Escócia 1 3 0 1 2 1 5 -4

./bds/gh/mcd/kca-stt/bvo/aam