Cristina Mortágua é internada em clínica psiquiátrica após surto

Família da ex-modelo divulgou comunicado neste domingo, 6, relatando que ela agrediu familiares e amigos

Reprodução/Instagram
Cristina Mortágua Foto: Reprodução/Instagram

[ALERTA GATILHO: este texto aborda assuntos envolvendo surtos psicóticos, podendo gerar gatilho em algumas pessoas. Caso você se identifique, procure apoio no Centro Voluntário à Vida (CVV) pelo telefone 188]

Cristina Mortágua, ícone de beleza dos anos 1990, foi internada em uma clínica psiquiátrica, após apresentar sinais do que seria um surto psicótico.

Neste domingo, 6, a família da ex-modelo publicou em seu perfil no Instagram um comunicado informando o ocorrido. Segundo nota, Cristina não estava bem emocionalmente há muitos tempo e necessitava de uma intervenção.

A famosa teria agido de maneira “descontrolada”, abusado do consumo de remédios por conta própria e chegado a ferir “emocional e fisicamente pessoas próximas, incluindo familiares”.

Foi então que pessoas próximas do convívio dela optaram por sua internação para iniciar um tratamento psiquiátrico correto.

+ Cristina Mortágua desabafa após anunciar falsa morte: ‘Situação enlouquecedora’

“Diante da gravidade da situação, a família tomou a difícil, porém necessária, decisão de interná-la em uma clínica psiquiátrica, onde está recebendo os cuidados médicos adequados. Estamos priorizando sua recuperação com todo o carinho e responsabilidade”, diz um trecho do texto.

No texto divulgado, a família da musa também pediu respeito aos seguidores nesse momento complicado.

Em 2023, Cristina Mortágua anunciou a própria morte na internet e usou os Stories para afirmar que teria sido expulsa de casa por parentes

Ataques à mãe

Há pouco mais de uma semana, Cristina Mortágua disse que sua mãe é “narcisista” e publicou uma sequência de posts acusando a matriarca de sua família.

“Ela [a mãe] está chamando meu filho [fruto do relacionamento com o ex-jogador Edmundo] de ‘viadinho’ e dizendo que é bem feito ele não arrumar emprego. Ela não está normal. Eu só queria me trancar, dormir e ir embora amanhã durante o dia. Não tomei café, não almocei e não jantei. Estou fraca, preciso dormir, pelo amor de Deus. Me ajudem”, escreveu.

E finalizou: “Sou vítima de mãe narcisista. Estou fazendo tratamento psiquiátrico no SUS. Ela, com 81 anos, desconfia que todo mundo rouba as coisas dela. […] Fui colocada para fora de casa. Por favor, estou precisando de um lugar para morar que não seja aluguel fora do Rio. Estou com problemas psiquiátricos e preciso ficar longe da minha mãe”, encerrou.

Comunicado na íntegra

“Queremos compartilhar uma situação delicada envolvendo Cristina Mortagua, com o intuito de esclarecer os fatos recentes e pedir respeito nesse momento.

Nos últimos dias, Cristina passou por um episódio grave de surto psicótico, durante o qual acabou agindo de maneira descontrolada, ferindo emocional e fisicamente pessoas próximas, incluindo familiares, vizinhos e amigos. Infelizmente, também houve uso indevido de medicamentos, o que agravou seu estado de consciência e comportamento.

Sabemos que as atitudes tomadas nesse momento não refletem quem essa pessoa realmente é, mas sim os efeitos de uma condição de saúde mental que exige atenção, cuidado e tratamento especializado.

Diante da gravidade da situação, a família tomou a difícil, porém necessária, decisão de interná-la em uma clínica psiquiátrica, onde está recebendo os cuidados médicos adequados. Estamos priorizando sua recuperação com todo o carinho e responsabilidade.

Pedimos compreensão, empatia e respeito à privacidade de todos os envolvidos. Agradecemos a todos que têm demonstrado apoio. Seguimos confiantes de que, com o tratamento adequado, ela poderá se restabelecer e retomar sua vida de forma saudável e equilibrada.”

Veja a publicação a seguir: