Por Christoph Steitz e Jan Schwartz

FRANKFURT (Reuters) – O presidente da Volkswagen, Herbert Diess, disse que a principal montadora da Europa estava em “modo de crise” por causa da falta contínua de chips automotivos extremamente necessários, acrescentando que o impacto da escassez se intensificará e afetará os lucros no segundo trimestre.

Falando após resultados surpreendentes nos primeiros três meses do ano, durante os quais os lucros operacionais aumentaram mais de cinco vezes, Diess disse que o gargalo “sobrecarregaria substancialmente os lucros” no trimestre até junho.

A escassez foi causada por uma combinação de fatores, incluindo a recuperação da indústria automotiva mais acentuada do que o esperado da crise do coronavírus e um incêndio na fabricante de chips automotivos Renesas Electronics.

As tempestades de neve no Texas no início deste ano pioraram a situação, prejudicando a produção local de fabricantes de chips como Samsung Electronics, Infineon e NXP Semiconductors

“Faremos de tudo para compensar uma quantidade significativa de carros perdidos na segunda metade do ano”, disse Diess a jornalistas. “Mas os incidentes nos Estados Unidos e no Japão vão nos prejudicar definitivamente.”

Para garantir suprimentos a longo prazo, o grupo alemão está conversando diretamente com fabricantes de chips, incluindo NXP Semiconductors e Infineon, bem como a Taiwan Semiconductor Manufacturing, disse Diess.

“Estamos, com certeza, em modo de crise”, afirmou.

Apesar da crise, a Volkswagen aumentou sua meta de margem de lucro operacional para este ano, após forte demanda por modelos Audi e Porsche no primeiro trimestre, e agora espera de 5,5% a 7%, acima da previsão anterior de 5,0% a 6,5%.

Durante o primeiro trimestre, as entregas de Porsches e Audis aumentaram cerca de um terço na base ano a ano, disse a Volkswagen, a segunda maior montadora do mundo em vendas de veículos. As vendas de veículos elétricos mais do que dobraram, para 133.300 veículos.

O lucro operacional somou 4,8 bilhões de euros em janeiro-março, ajudado por cortes de custos e vendas mais altas, contra 900 milhões de euros no mesmo período do ano passado, que foi atingido pela pandemia Covid-19.

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