O bitcoin operou em alta nesta terça-feira, 13, em um cenário com expectativas por mudanças regulatórias que possam favorecer o ambiente para as criptomoedas. As mudanças, aguardadas desde a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos no final de 2024, são vistas como potenciais catalisadores para uma alta nas cotações destes ativos, no entanto, acabaram limitadas ao longo dos últimos meses.
Por volta das 17h00 (em Brasília), o bitcoin avançava 2,60%, a US$ 94.241,75 e o ethereum subia 3,05%, a US$ 3.216,79, de acordo com a plataforma Binance.
O presidente do Comitê Bancário do Senado, Tim Scott, divulgou a versão mais recente do Projeto de Lei de Clareza do Mercado de Ativos Digitais na manhã de hoje. A expectativa é que a legislação avance para votação ainda nesta semana. O projeto visa estabelecer regras claras para ativos digitais, protegendo investidores de varejo, garantindo inovação futura e salvaguardando a segurança nacional.
“Esta é uma semana importante para as criptomoedas”, disse o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Paul Atkins. “O Congresso está prestes a modernizar nossos mercados financeiros para o século XXI. A coisa mais importante que podemos fazer agora pelos investidores é tirar os mercados de criptoativos da zona cinzenta regulatória”, acrescentou.
A recente movimentação de preços sugere que o bitcoin e o ethereum estão “formando estruturas de continuação de alta”, com quedas atraindo demanda institucional, disse o estrategista do LMAX Group, Joel Kruger. “Os desenvolvimentos regulatórios em Washington também estão ajudando a sustentar o sentimento”, acrescentou.
As perspectivas para o Ethereum melhoraram, com o ativo digital provavelmente superando o bitcoin, afirma Geoff Kendrick, do Standard Chartered. O desempenho abaixo do esperado do bitcoin prejudicou as perspectivas para todos os ativos digitais, dada a sua contínua dominância no setor, diz ele. No entanto, as compras contínuas de ethereum pela Bitmine Immersion Technologies colocam a criptomoeda em uma posição de relativa vantagem, acrescenta.
*Com informações Dow Jones Newswires.